16/Apr/2024
Terça-Feira - 16 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Esportes

Ex-dançarino de Frank Aguiar, Luís Carlos é campeão no Mundial de Paracanoagem

Por: Roberto - 23/08/2017

danc.jpeg

Brasil conquistou o primeiro título no Campeonato Mundial de Paracanoagem, em Racice, na República Tcheca, nesta quarta-feira. Favorito na categoria, o piauiense Luís Carlos Cardoso, que já foi dançarino do cantor Frank Aguiar, terminou em primeiro lugar na prova do VL1 200m masculino e se consagrou como tetracampeão mundial. O húngaro Róbert Suba ficou com o segundo lugar, e o russo Pavel Gromov foi o terceiro.

– Feliz demais! Poder conquistar não só o título, mas também o tetracampeonato na canoa. É uma felicidade imensa pode voltar para casa com essa medalha. A final foi bem cansativa. Já sabia que eu ia pegar adversários muito fortes. Treinei muito para chegar aqui e poder disputar não só a canoa, mas também o caiaque – comentou Luís logo após a conquista.

 

Luís Carlos pódio Mundial de Paracanoagem  (Foto: Divulgação/Federação Internacional de Canoagem)Luís Carlos pódio Mundial de Paracanoagem  (Foto: Divulgação/Federação Internacional de Canoagem)

Luís Carlos pódio Mundial de Paracanoagem (Foto: Divulgação/Federação Internacional de Canoagem)

No momento de emoção o atleta falou em “levar medalha casa”, mas como a final teve apenas quatro participantes, isso não vai acontecer. Desde 2009, uma regra da Federação Internacional de Canoagem (ICF) prevê que os atletas só ganham medalhas se a prova tiver mais de seis competidores na decisão. Apesar disso, o título mundial é contabilizado. No pódio, ele recebe apenas um buquê de flores.

View image on Twitter

View image on Twitter    

Nas eliminatórias da manhã em Racice, Luís Carlos também avançou direto para a final da prova do KL1 200m, marcada para esta sexta-feira. Como o programa paraolímpico contempla apenas a KL1, o ex-dançarino precisou se adaptar rapidamente ao caiaque para disputar os Jogos Olímpicos em 2016 e conseguiu terminar entre os finalistas da prova no Rio de Janeiro. Agora, o brasileiro tenta subir no pódio no Mundial pela categoria.

Muito antes de entrar em uma canoa, o piauiense da cidade de Picos teve sua história nos palcos. Apaixonado pela música e pelo ritmo, ele chegou a dançar profissionalmente, passou por diversas bandas e foi do grupo do cantor Frank Aguiar. Até que veio o episódio que virou sua vida de cabeça para baixo e colocou o esporte em sua vida.

 

Luis Carlos Cardoso foi dançarino profissional da equipe de Frank Aguiar (Foto: Reprodução/Facebook)Luis Carlos Cardoso foi dançarino profissional da equipe de Frank Aguiar (Foto: Reprodução/Facebook)

Luis Carlos Cardoso foi dançarino profissional da equipe de Frank Aguiar (Foto: Reprodução/Facebook)

Com muitas dores musculares, Luís Carlos procurou médicos e ouviu deles que era tudo normal, por conta do desgaste da profissão. Elas foram agravando, o joelho falhou, e ele precisou ser internado. As ressonâncias nada apontavam. Somente após a paralisia, ele foi diagnosticado com uma infecção na medula por um parasita. A esquistossomose deixou o jovem paraplégico, com movimentos apenas na cabeça, braços e ombros e, desse modo, o sonho dos palcos acabou. Como se não bastasse, sua mãe, Terezinha, faleceu de uma doença do coração. E a canoagem teve papel fundamental para que ele pudesse retomar a alegria de viver. Ele conheceu o esporte na fisioterapia, não parou mais e, hoje, é tetracampeão mundial na canoa.

Mais resultados:

Outros três brasileiros continuam na briga por medalhas no Campenato Mundial. Débora Benevides (KL2 F), Caio Ribeiro (KL3 M) e Mari Santilli (KL3 F), Igor Tofalini (KL2 M) disputam as finais de suas categorias nos próximos dias. Adriana Azevedo não conseguiu a classsificação na prova KL1 200m.

FONTE: Globo Esportew

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos