28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Projeto Dom Helder é apresentado em Massapê e vai beneficiar 42 famílias de baixa renda

Por: Roberto - 01/12/2017

Portalpontonet.com.brDSC_0372.JPG

O município de Massapê do Piauí foi contemplado com ações do projeto Dom Hélder Camara em Parceria com o governo federal e governo do Piauí através do Emater - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piauí.

O lançamento do projeto aconteceu nesta quinta-feira 30, no auditório da câmara municipal de Massapê do Piauí, na oportunidade o Dr. Geyson Moura, engenheiro agrônomo do Emater fez a apresentação do plano de trabalho do projeto Dom Hélder Câmara a ser executado no município.

Serão comtempladas 42 famílias da zona rural que se encontra em situação de extrema pobreza com renda percapita de R$ 85,00 conforme registro no cadastro único dos programas sociais do governo federal. O MDS enviará uma lista de famílias com esse perfil que ajudará na seleção das famílias a ser contemplada com o projeto.

O projeto é administrado no estado do Piauí pelo Emater e pela a Anater e no município ficará na responsabilidade do Técnico do Emater Dr. Deygnon Cavalcanti.

Deygnon informou que o programa vai trabalhar com as 42 famílias a ser selecionado no município que esteja no perfil exigido pelo programa, será muito importante para famílias pois elas vão receber orientação técnica no sentido de produzir com o seu trabalho o desenvolvimento familiar de cada família, na próxima semana vamos iniciar as ações com a seleção das famílias que esteja dentro do perfil e logo seguida o trabalho de orientação técnica em extensão rural, cada família receberá mensalmente a nossa visita nas residências, informou, Deygnon.

Dr. Geyson Moura fez a apresentação do projeto, informando que através da Secretaria Nacional da agricultura familiar e a Anater o estado do Piauí firmou parceria para execução das ações do programa, ele informou que no Piauí são 2970 famílias distribuídas em 68 municípios do Piauí, o projeto tem alvo principal levar condições de trabalho para os produtores das regiões castigadas pela seca, reunindo ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável, em Massapê são 42 famílias a ser beneficiadas com o projeto, será um trabalho longo por um período de 34 meses, as famílias será assistidas pelo técnico do município, as visitas serão realizadas mensalmente nas residências das famílias lá na zona rural, onde reside e trabalha para o seu sustento familiar, conclui, Geyson.

Sobre o projeto

O Projeto Dom Helder Camara é uma ação operacional descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Nordeste, iniciado em 2001, a partir de um acordo de Empréstimo Internacional firmado entre a República Federativa do Brasil e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA, e de uma doação do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF. 

Na sua essência, o Projeto Dom Helder Camara é um programa de ações referenciais de combate à pobreza e apoio ao desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Nordeste, embasado conceito de convivência com o semiárido, articulando às dimensões sócio-políticas, ambientais, culturais, econômicas e tecnológicas e por processos participativos de planejamento, gestão e controle social. 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos