19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Europeus plantam mudas da caatinga no PI

Por: Roberto - 22/03/2018

fd55813c-95f6-4e7b-abc7-323586beea6f.jpg

Coordenado pelo pesquisador José Alves de Siqueira Filho, do CRAD (Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas), órgão ligado à UNIVASF (Universidade Federal do Vale do São Francisco), um grupo de jornalistas da Alemanha, Áustria e Suíça, que participam de uma press trip, que está percorrendo o Piauí, foi protagonista de uma ação ecológica no Viveiro Mata Branca, um dos projetos do IEC (Instituto Ecológico Caatinga), na zona rural do município de São Raimundo Nonato (525 km de Teresina), onde fizeram o plantio de espécies nativas do único Bioma exclusivamente brasileiro.

 (Crédito: André Pessoa)

O Viveiro Mata Branca foi implantado e vem sendo mantido na zona de entorno do Parque Nacional Serra da Capivara, com o apoio sem fins lucrativos da empresa Suzano Papel e Celulose. O projeto faz a produção de mudas de espécies nativas da Caatinga para distribuição gratuita com estudantes, moradores da região, turistas e interessados em colaborar com a recomposição florestal do sertão semiárido. Desde a sua implementação, em 2015, o projeto já fez a distribuição e plantio de milhares de mudas da Caatinga, entre as espécies que se destacam, estão a aroeira, umbu, angico, ipês, tamboril, mulungu, gonçalo-alves, faveira-de-bolota, entre muitas outras.

O projeto tem o apoio do CRAD, que alimenta o viveiro com sementes selecionadas e de alto padrão genético, todas oriundas de espécies nativas da Caatinga, além de prestar assistência técnica para produção das mudas. O botânico José Alves de Siqueira Filho é considerado um dos maiores especialistas no Bioma. Autor do livro "A Flora das Caatingas do Rio São Francisco", foi o ganhador do prêmio Jabuti de Literatura, um dos mais importantes do Brasil.

 (Crédito: André Pessoa)

Os repórteres europeus que representam diversas mídias, como jornais, rádios, revistas e portais de internet, estão no Piauí a convite da Associação ProBrasil, através do historiador Uwe Weibrecht e da Associação de Jornalismo Científico da Alemanha, com apoio do Governo do Piauí. Eles já visitaram os Parques Nacionais da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, ambos na região Sudeste do Piauí, e agora estão na capital Teresina para uma série de encontros com autoridades governamentais e não governamentais. De Teresina, o grupo segue para o Parque Nacional de Sete Cidades, Delta do Parnaíba e litoral do Piauí. O resultado da press trip deve ser a promoção da imagem do Piauí em diversos países da comunidade européia.

Meionorte

Foto: André Pessoa

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos