29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê, Barragem de Caraíbas transborda e registra a maior enchente, fotos!

Por: Roberto - 23/03/2018

Portalpontonet20180323105754.jpg

A Barragem Dr. Hildo Diniz localizada nas margens do Rio Boa Esperança na localidade Caraíbas, zona rural do município de Massapê do Piauí transbordou nesta manhã de sexta-feira (23) e registra uma das maiores enchentes de todos os anos, a desagua da Barragem começou as 7hs da manhã após um temporal de mais três horas de chuvas caídas nessa madrugada de sexta-feira, foram cerca de 130 milímetros de chuvas.

No ano de 2017 a Barragem não tinha enchido devido ao baixo índice de chuvas caídas durante o período chuvoso, ficando bem baixo o volume de água da barragem, desde o início do ano que barragem tinha recebido água das chuvas caída nos últimos meses, mais ainda faltava mais de dois metros para transbordar e com a forte chuva caída pela madrugada foi o suficiente para transbordar.

Há vários dias não chovia no município, com as fortes chuvas caída nessa madrugada muitos Rios e Riachos transbordaram, e fez com que a barragem transbordasse, há uma previsão de muitas chuvas, informações dão conta que as águas escodas pra dentro da barragem é dos Riachos, ainda não há cheias do Rio Boa Esperança.

O sangradouro suporta com tranquilidade a desagua da barragem grande número de pessoas chegam a Barragem para verem de perto a beleza das águas que transborda no seu sangradouro.

A Barragem Dr. Hildo Diniz foi construída no ano de 2007, através da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales São Francisco e Parnaíba – 7ª Superintendência do Piauí, com recursos oriundos da União Federal. A Barragem além de ser o maior reservatório de água para os animais da região tem sido um grande atrativo de pesca para os pescadores no município.

A Barragem Dr. Hildo Diniz é uma das maiores Barragem existente no município com capacidade de abastecer a sede do município Massapê do Piauí com o seu acumulo de água de 8.480,000M3.

PROJETO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DA CIDADE:

A barragem vai abastecer os moradores da cidade e algumas localidades. O projeto de abastecimento está 90% concluído, a empresa que executava o projeto não cumpriu o contrato junto a Codevasf, apesar de ter sido aditivado por várias vezes, fato pelo qual tem atrasado bastante na conclusão do projeto. Outra empresa deve ser contratada pela Codevasf para concluir a execução do Projeto. A adutora tem um percurso de 12km de extensão até a sede do município onde foi construído o reservatório de distribuição.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos