19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Saúde de Massapê do Piauí promove semana de mobilização e reforça prevenção e combate ao aedes aegypti

Por: Roberto - 11/04/2018

DSC8876.JPG

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo   uma semana com  várias atividades para reforçar a prevenção e o combate ao mosquito aedes aegypti,  transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Ação é realizada em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família  (NASF) e Estratégia de Saúde da Família (PSF).  As atividades iniciaram nesta terça-feira, 10,  com uma  palestra na escola João Manoel da Costa, que foi ministrada pelos profissionais do NASF,  Dayara Sousa e Manoel Neto, que repassaram orientações sobre o mosquito, as  doenças que o mesmo transmite e as formas de combatê-lo.  

Segundo o fonoaudiólogo Manoel Neto, a ação mais efetiva para combater o mosquito, ainda é, a eliminação dos focos. “É importante descartar corretamente todo e qualquer recipiente que possa acumular água. Sendo  necessário manter o ambiente limpo e  sem água parada”, disse.

Na manhã desta quarta-feira, 11, foi realizada outra palestra na Creche Tia Biluca, conduzida pela Nutriocista,  Dayara Sousa. Segundo ela, a palestra tem por objetivo levar aos alunos e profissionais da educação informações sobre as doenças que o aedes aegypti transmite e a importância de detectar e combater possíveis criadouros do mosquito. “A ideia é fazer das crianças agentes multiplicadores, levando as orientações que receberem na escola para suas casas, casas de parentes e vizinhos”, frisou.  

Serão realizadas pelos profissionais do NASF e PSF, diversas outras ações  na zona rural e urbana. A semana de mobilização culmina na quinta-feira, 19, com uma passeata, que sairá da UBAS e segue até a Praça Matias Costa, quando  os participantes serão divididos em  grupos  e  farão um mutirão de limpeza pelas ruas da cidade.

Segundo a secretária de Saúde,  Maria Lúcia Carvalho, as ações são de cunho preventivo, educativo, e reforça  o combate ao mosquito, uma vez a saúde já  realiza um trabalho continuo para evitar que município tenha registro da doença.    

"Desde  o início do ano os agentes de endemias realizam um trabalho de monitoramento, com visitas as casas, ainda foram confeccionados adesivos que são distribuídos nas residências após a vistoria, e, essa ação é  continuo, mas sabemos que tivemos muitas chuvas no município, e o mosquito é sensível tanto a chuva como a altas temperaturas, quando chove aumenta a oferta de criadouros e quando a temperatura aumenta cresce a velocidade do desenvolvimento das larvas,  por isso é  importante  reforças  as ações para  que não ocorra a proliferação do mosquito", informou Lucinha, como é conhecida. 

Maria Lúcia reforçou que  prevenir é a melhor forma de evitar  o mosquito. “Não tem índices de dengue no município, mais devido à chuvas, provavelmente,  tenha focos do mosquito, então precisamos  prevenir  e combater  uma possível  disseminação do aedes aegypti”,  conclui a secretária.

   

 

 

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos