19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

JAICÓS: Segurança pública em Jaicós é tema de audiência na Câmara Municipal

Por: Roberto - 13/04/2018

0d321595-dsc0056.jpg

Fonte: Noticiei.com

Com o objetivo de discutir a segurança pública do município de Jaicós, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 13, no plenário Humberto Reis da Silveira da Câmara Municipal de Jaicós, uma audiência pública proposta pelo vereador Benedito Alencar da Silveira (MDB), através de Requerimento aprovado último dia 06 de fevereiro do ano em curso.

De acordo com o Vereador Benedito Alencar, a realização da Audiência se fez necessária em virtude da ocorrência de diversos sinistros no município de Jaicós como assaltos ao Banco do Brasil 2015, em 2017 o Posto Mateus e os Correios, em 2018 o Banco do Brasil, Correios, Casa Lotérica, assaltos em residências na zona rural e furtos de motos.

Ao usar a palavra, o Vereador relatou que havia sido informado de casos que aconteceram no município onde a própria família das vítimas saiu em diligência ao invés da Polícia. “Eu acho que se nós não tomarmos uma posição no nosso município, quando acordarmos será tarde para Jaicós. É preciso que a sociedade, as instituições e a Polícia trabalhem juntas, integradas”, alertou.

O Juiz Franco Moretti, no seu pronunciamento, afirmou que mais importante do que fazer audiência, é realizar ações concretas e que esse problema de segurança pública está longe de ser um problema particular do município de Jaicós. “Essas ações concretas para mim seriam realmente o prefeito municipal de Jaicós se reunir com a associação dos municípios (APPM) com o objetivo de que todos os municípios buscassem uma providência junto ao Governo do Estado quanto ao incremento da segurança pública”, disse.

Em relação ao problema da falta de segurança pública no Município, o empresário José Ramálio de Lima Nonato destacou que em sua opinião um dos motivos seria de gestão, não somente do gestor que encontra, mas também dos passados. “Enquanto nós não pararmos de aplaudir promessas, nós não vamos ser atendidos. Temos que aplaudir ações concretas”. Ressaltou.

Para a funcionária do Banco do Brasil em Jaicós, Regina Sílvia Bezerra de Morais, a segurança pública, assim como a saúde e a educação, é obrigação do poder público, seja ele na esfera federal, estadual ou municipal, mas infelizmente o poder público não está cumprindo com a sua obrigação. “Cabe a nós cobrar e fazer a nossa parte. É louvável a atitude da Câmara, principalmente do Vereador Benedito Alencar pela iniciativa, mas como foi citado aqui, há sete anos houve outra audiência com o mesmo teor e não foi feito nada”, pontuou.

Várias autoridades e pessoas da comunidade usaram a tribuna para debater e apresentar sugestões para a resolução do problema da falta de segurança no Município. Ao final da Audiência, foi formada uma comissão para ir à Teresina tratar do assunto com o Secretário de Segurança do Estado do Piauí.

Estiveram presentes os vereadores de Jaicós, o prefeito Ogilvan da Silva Oliveira; vice-prefeito Branco Rodrigues; Juiz Franco Moretti; Deputado Estadual Pablo Santos; Expresário e ex-vereador Francisco Martins de Oliveira (Chico Tauá); Sargentos Tarcísio e Emerson (representando a 3ª Companhia de Polícia); Tenente Joel (representando o 4º BPM); Representantes da Delegacia Regional de Polícia de Jaicós, do Ministério Público, Conselho Tutelar, Câmara Municipais de Patos e Campo Grande do Piauí, Prefeitura de Massapê do Piauí, entre outros.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos