19/Mar/2024
Terça-Feira - 19 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

PI fica sem seringas e cidades do interior adiam vacinação contra gripe para crianças

Por: Roberto - 24/04/2018

gtres.jpg

O Piauí teve que adiar em todas as cidades do interior a vacinação contra a gripe para crianças entre seis meses e cinco anos. Para os outros públicos, a campanha acontece normalmente. O adiamento para essa faixa etária aconteceu porque a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que teve dificuldades para adquirir seringas específicas. A capital tem o material e vai vacinar todos os grupos. Em todo o país, a campanha iniciou nesta segunda-feira (23). Teresina teve, na sexta-feira (20), a primeira confirmação de um caso de H1N1.

“Recomendamos que as cidades informem para as pessoas que tivemos dificuldade em adquirir essas vacinas, que são diferentes para crianças. Mas logo estaremos recebendo e repassando para todos os municípios”, informou Herlon Guimarães, diretor da unidade de vigilância e saúde da Sesapi.

No Hospital da PM, em Teresina, vacinação contra a gripe acontece para todos os públicos (Foto: Felipe Pereira/TV Clube)No Hospital da PM, em Teresina, vacinação contra a gripe acontece para todos os públicos (Foto: Felipe Pereira/TV Clube)

No Hospital da PM, em Teresina, vacinação contra a gripe acontece para todos os públicos (Foto: Felipe Pereira/TV Clube)

Segundo a Sesapi, as crianças são apenas parte do grupo prioritário que já pode começar a buscar os postos de saúde para receber a vacina gratuitamente. A previsão é de que as seringas para crianças cheguem ao estado na quarta-feira (25) e seja distribuída para todo o estado no fim de semana. Na próxima segunda-feira (30), todas as cidades poderão vacinar as crianças.

Fundação orienta para prevenção da gripe e suas complicações

   

Segundo o Ministério da Saúde, o Dia D da mobilização nacional será no sábado, 12 de maio. A campanha termina dia 1º de junho e não haverá prorrogação. No Piauí, a Saúde estima vacinar aproximadamente 800 mil pessoas.

 

Campanha de vacinação em Teresina vai atender todos os públicos, mas interior não atenderá crianças por enquanto (Foto: Divulgação/FMS)

Campanha de vacinação em Teresina vai atender todos os públicos, mas interior não atenderá crianças por enquanto (Foto: Divulgação/FMS)

O Ministério destaca que a vacina reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Neste ano, apenas a cepa da influenza A (H1N1) não foi alterada: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Singapore/INFIMH-16-0019/2016 (H3N2); e B/Phuket/3073/2013.

Além das crianças entre seis meses e cinco anos, o público alvo são:

  • pessoas com 60 anos ou mais de idade;
  • gestantes;
  • puérperas;
  • trabalhadores da saúde;
  • povos indígenas;
  • grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • professores das escolas públicas e privadas;
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional.

Reações adversas

Após a aplicação da vacina, o Ministério da Saúde informa que podem ocorrer, de forma rara, dor, vermelhidão e endurecimento no local da injeção. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar em 48 horas.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para orientações.

FONTE: G1

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos