19/Mar/2024
Terça-Feira - 19 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

CRM cobra medidas urgentes diante da alta taxa de mortalidade infantil do Piauí

Por: Roberto - 12/06/2018

PPN-IMG-76a693069339706f55ca.jpg

O Conselho Regional de Medicina afirmou que vai tomar providências e cobrar maiores investimentos para a Maternidade Evangelina Rosa, diante da alta taxa de mortalidade infantil no Piauí.

O CRM destaca os dados divulgados no mês de maio pela Fundação Abrinq, sobre o crescimento nacional de 11% da taxa mortalidade infantil, entre 2015 e 2016. No Piauí, a média é a maior, três vezes maior, pois somente na Maternidade Dona. Evangelina Rosa, a maior do Piauí, o aumento da mortalidade infantil foi de 43,15 para cada mil bebês nascidos vivos

"Uma elevação que não havia registro nos últimos 13 anos, comprova que medidas urgentes precisam ser tomadas", destaca o CRM.

A médica Mírian Palha Dias Parente, presidente do Conselho no Piauí, ressalta que é notória a queda dos investimentos em saúde e certamente o resultado disso seria em estatísticas desastrosas.

“Essa pesquisa não nos causa estranheza, uma vez que a Maternidade, onde foi constatada essa média elevada mortalidade neonatal, acima de todos os estados no país, é reflexo de um problema muito mais complexo, que envolve a falta de investimentos em todas as esferas públicas, inclusive na atenção básica”, frisou.

Em nota, o CRM ainda destaca denúncias, feitas inclusive por médicos, estas relacionadas às condições de trabalho.

" Em todos os setores da maternidade são encontradas falhas e quem mais sofre com isso é a população. Para o CRM-PI, quando os recursos não chegam até o destino, uma série de problemas começa a surgir, como, por exemplo, o aumento de parturientes com complicações, tendo as suas vidas e dos seus bebês com maior taxa de risco e esses casos geralmente são levados à MDER, daí os números altíssimos de mortalidade infantil estarem concentrados naquela instituição", enfatiza o CRM.

180graus

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos