29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

CAMPO GRANDE: Saúde realiza Dia D de combate à dengue na zona urbana do município; Veja fotos

Por: Roberto - 14/06/2018

PPN-IMG-d61a9667f39013172ad9.jpg

Na manhã da última terça-feira, 12, a Prefeitura Municipal de Campo Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D de combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, na zona urbano do município.

A ação, realizada pela equipe da saúde, com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, foi marcada pela visita às residências campo-grandenses localizadas na zona urbana do município, como forma de prevenção à proliferação do mosquito transmissor, já que esse é um período do ano onde os casos da doença podem aumentar significativamente.

A equipe foi dividida em dois grupos, uma realizou a visita aos domicílios do centro da cidade e a outra no bairro Novo Horizonte, durante as visitas, foram desenvolvidas ações de conscientização sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

O Assessor e Consultor Técnico da saúde de Campo Grande do Piauí, Átila Araújo, que acompanhou as visitas na Sede do município, falou sobre os objetivos da campanha. “Esse trabalho que estamos realizando em parceira com os Agentes Comunitários de Saúde e agentes de Combate as Endemias, é voltado a prevenção no combate do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, da Zika Vírus e da Chikungunya, pois esse é um período do ano em que há muita presença da larva. Nos últimos anos, as gestões anteriores realizaram alguns trabalhos de passeatas nas ruas ou através de carro de som, vimos que isso já não estava sendo suficiente, não estava mais surtindo efeito, então, realizamos um trabalho de mapeamento de toda o município e identificamos algumas áreas que tinham a presenças da larva positiva do mosquito, assim, preferimos realizar esse trabalho pessoalmente, com toda uma orientação de como combater a larva, desse modo, acreditamos que que os moradores tenham um maior cuidado diário”, explicou.

De acordo Assessor e Consultor Técnico, o município encontra-se com uma quantidade controlada de focos do mosquito transmissor e o índice de positividade do município é considerado regular, sobretudo, de acordo com a realidade do município, onde a população, por sua maioria depender de poços, tenha que estocar água.

Também acompanhando as visitas, a Coordenadora da Saúde Luciana Sales, avaliou a visita como proveitosa. “Hoje estamos realizando as visitas nos domicílios, com a identificação dos focos do mosquito e fazendo orientações aos moradores. A visita foi muito proveitosa, encontramos alguns focos de larvas, fizemos as orientações devidas e agora esperamos que eles tenha a compreensão para combater o foco do início, essa é nosso meta”.

De acordo com a coordenadora, a Saúde também realizará posteriormente a campanha de prevenção ao mosquito na zona rural do município.

Confira mais imagens da ação:

 

CGNOTICIAS

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos