19/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

MASSAPÊ: Fiéis católicos celebram os festejos de São João Batista com procissão, fotos!

Por: Roberto - 26/06/2018

PPN-IMG-15d2b35cd1168c944547.jpg

A Comunidade Católica de Massapê do Piauí celebraram neste dia 24, os festejos religiosos do Padroeiro São João Batista, a programação iniciou-se no dia 02 de junho com as peregrinações das Imagens de São João Batista, divididas em vários grupos rezando as novenas nas residências da cidade e prosseguindo até hoje dia 24 de junho, data do encerramento com missa solene e procissão pelas ruas da cidade.

Vários segmentos da sociedade participaram do evento religioso durante as novenas que teve início dia 15/06, cada dia foi celebrado por um noitário diferente, divididos entre os poderes Executivos e Legislativos, colégios, terço dos homens, jovens, professores, comerciantes, grupos da terceira Idade, e as comunidades da zona rural também celebraram, além da participação popular que houve no decorrer da programação.

No dia 24 de junho é celebrado o nascimento de São João Batista com missa solene de encerramento celebrado pelo Padre Antônio Mendes e procissão pelas ruas com imagem de São João Batista em louvor ao seu nascimento.

Este ano os festejos registrou crescimento todos os dias de novenas a população compareceu as dependências campal da Igreja, uma demonstração de fé incentiva o catolicismo, todos os dias as novenas foi animado pelo coral da Igreja com a participação dos artistas da terra.

Os festejos religiosos do Padroeiro São João Batista é celebrado desde o ano de 1973 onde foi então construída a Capela, que por escolha do povo religioso passou a ser chamado de Capela de São João Batista, Padroeiro do lugar. Uma cultura celebrada pelos católicos que cada ano mais prestigiado pelos devotos com a participação ativa das comunidades e pastorais.

Um fato importante na escolha do padroeiro, em homenagear um dos primeiros habitantes, o Senhor João Manoel da Costa, a imagem de São João Batista foi trazida de Fortaleza-CE, doada pelo Senhor Humberto Reis da Silveira, finalmente depois das constantes reivindicações dos moradores, em 14 de dezembro de 1995, foi então aprovada a Lei Estadual nº 4.810, que desmembrou o Povoado do município de Jaicós, criando-se o novo município, denominado de Massapê do Piauí.

                                                                                                                                                                                                 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos