29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

OAB inaugura Sala dos Advogados na Delegacia Regional de Jaicós

Por: Roberto - 09/08/2018

PPN-IMG-a48f2ba8172b049362be.jpg

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, entregou, na manhã desta quinta-feira (9), mais uma Sala dos Advogados no Piauí. Instalada na  Delegacia Regional de Jaicós, o espaço é climatizado e conta com computador, impressora e internet, disponíveis para que o advogado utilize durante o seu trabalho na delegacia.

Participaram da inauguração o presidente da OAB-PI, Dr. Chico Lucas, vice-presidente da OAB-PI, Dr. Lucas Villa, presidente da OAB-PI Seccional de Picos, Franck Bezerra, delegado de Polícia Civil, Dr. Miguel Carneiro, a esposa do homenageado com o nome da sala “Expedito José de Freitas”, dona Teresinha Freitas, as filhas do homenageado: Fatanilde, Fátima, Raquel, Malvina e demais familiares, vice-prefeito Branco Rodrigues, representante da OAB-PI em Jaicós, Dr. Guilherme Soares e vários advogados locais e da região.

O presidente da OAB-PI, Chico Lucas, falou da importância da Sala dos Advogados na Delegacia de Jaicós e enalteceu o homenageado: “Essa a primeira sala inaugurada em uma delegacia na região de Picos. Aqui é um espaço destinado à sociedade civil e cidadãos, representados pelos advogados. O nome desta sala faz jus a um homem, seu Expedito Freitas, que exerceu o cargo de juiz conciliador por vários anos. Seu expedito foi um exemplo de figura pública e familiar, de caráter e retidão”, disse.

O vice-presidente da OAB-PI, Dr. Lucas Villa, em breves palavras, enalteceu a luta da entidade: “A destinação de espaços em órgãos públicos para as salas dos advogados é uma obrigação legal e a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí tem buscado garantir esse direito junto às autoridades públicas. Quanto a homenagem, justa e feliz. Expedito José de Freitas foi e continua sendo um exemplo para toda a sociedade jaicoense”.

Franck Bezerra, presidente da OAB-PI Seccional de Picos, inicialmente relembrou a vista que fez a Jaicós em 2017: “Estivemos reunidos no Fórum local com o Dr. Franco Morette e vários advogados do município, onde discutimos as demandas da comarca e também a situação da delegacia de Jaicós naquela época. Junto com nosso presidente da OAB-PI, levamos as reivindicações das melhorias para a delegacia e, hoje, podemos ver que melhorou. A mesma foi reformada e hoje, estamos inaugurando a Sala dos Advogados, que é um processo de valorização da advocacia do interior do estado”, e acrescentou “pelas informações que foram repassadas pelo Dr. Francisco Silveira, a homenagem desta sala é o reconhecimento a um homem que dedicou boa parte da sua vida para conciliar com sucesso muitas famílias desta terra, com zelo e retidão de caráter”, finalizou.

O delegado de Polícia Civil, Dr. Miguel Carneiro, enalteceu a conquista do município: “Com esta sala, todos nós ganhamos. Nesta delegacia, advogados e presos, tem um espaço reservado para conversas, sem ser mais nos corredores ou na cela. Aos advogados digo, estou apto para recebê-los, como sempre recebi, de braços aberto, pois temos mantido um elo de reciprocidade com toda a classe. Em relação á família do homenageado, em especial a dona Teresinha Freitas, minhas palavras são  de parabéns, pois pela história que me foi repassada, seu Expedito foi um cidadão exemplar, tanto na vida pública, como privada”.

O advogado Dr. Francisco Silveira, genro do homenageado, falou em nome da família e disse que ressaltou que a instalação da unidade era um pleito ansiado pelos advogados e advogadas da região: “Ela veio para dar suporte todos nós que fazemos a advocacia por amor. Eu, sou advogado por prazer e falo aqui para os advogados uma frase bem conhecida “Não exite Justiça sem o advogado”, e finalizou dizendo “a família se sente feliz com a homenagem. Expedito José de Freitas exerceu por mais de 20 anos o cargo de juiz na comarca de Jaicós, principalmente nas décadas de 60 e 70, com amor e dedicação, sem receber nenhum vencimento por isso. Expedito teve uma vida ilibada, tanto como juiz, como pai de família.”

Após os discursos, dona Teresinha Freitas e o presidente da OAB-PI Seccional de Picos, Franck Bezerra, fizeram o descerramento da placa inaugural da sala.

Mais fotos:

 

 

 

Fonte: Portalsaibamais

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos