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JAICÓS: Designer Marcelo Rosenbaum ajuda a gerar R$ 100 mil em negócios no povoado Várzea Queimada

Por: Roberto - 18/08/2018

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A inquietação sempre fez parte do vocabulário de Marcelo Rosenbaum. Formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, o designer acumula uma série de prêmios e conquistas que o colocaram em local de destaque entre seus pares. CEO do próprio escritório de design, arquitetura e inovação, o Rosenbaum, ele defende em seus trabalhos princípios como a construção econômica, eficiência energética e sustentabilidade – tudo sem abrir mão do design arrojado.

O sucesso do escritório está intrinsecamente associado à busca do fundador por sua verdadeira natureza. E ela se deu por meio do Design Essencial, metodologia desenvolvida por ele desde 2010 e que consiste na capacidade de olhar para uma cultura e descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais através do design.

Dele nasceu o Instituto A Gente Transforma, um projeto da Rosenbaum que atua em comunidades do Brasil profundo, utilizando o design para expor a alma brasileira. Sua principal referência é o desenvolvimento da pequena Várzea Queimada, no interior do Piauí – uma comunidade de 900 moradores que tinha um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos do estado.

A chegada de Rosenbaum provocou mudanças na comunidade e no próprio designer. Após conviver um mês com seus moradores, ele descobriu a riqueza cultural das peças artesanais feitas com a palha de carnaúba, seguindo os mesmos preceitos artesanais estabelecidos por seus antepassados, mas que, aos poucos, foram perdendo espaço com a chegada de produtos manufaturados.

“Queríamos descobrir, através do artesanato, os valores essenciais daquela comunidade para que ela se apropriasse da sua memória cultural, adquirindo liberdade para mudar a sua própria realidade”, diz Rosenbaum, que contribui não apenas para o renascimento dos cestos de carnaúba, mas também para os trabalhos feitos com borracha de pneus por parte da população.

Utilizando essas matérias primas e os valores culturais existentes nelas, o designer desenvolve, junto dos artesãos, novas peças, que incluem cestos com outras dimensões e joias de borracha negra que, aos poucos, foram ganhando espaço no mercado nacional com a Coleção Toca, dividida entre Toca da Borracha, onde os homens de Várzea Queimada reciclam criam tapetes, colares, chaveiros, anéis e rosários, e Toca da Palha, que além de cestos traz tabuleiros, tapetes, colchões e máscaras.

Os trabalhos, que são comercializados através da rede de lojas parceiras do projeto, espalhadas em todo o Brasil, fez florescer no serão do Piauí a Associação das Mulheres Artesãs de Várzea Queimada (AMVQ), cujo trabalho já gerou cerca de R$ 100 mil em negócios e cuja sede é localizada no centro comunitário construído pelo projeto A Gente Transforma em 2012.

MARCELO ROSENBAUM (FOTO: BRSK PHOTO)

A cidade também passou a se beneficiar do turismo. Com a história das peças de artesanato se espalhando, curiosos de todo o país descobriram os encantos de Várzea Queimada. E, para suprir a demanda, os habitantes começaram a acolher os visitantes em suas próprias casas – auxiliados pelo modelo de turismo comunitário desenvolvido pelo A Gente Transforma, que tem como principal viés ensinar aos moradores como gerir o valor recebido pela hospedagem com foco no benefício compartilhado.

“Foi em Várzea Queimada que consegui mudar a minha vida, onde consegui colocar o meu talento a serviço da humanidade. Na verdade, foi lá que encontrei minha alma”. Marcelo Rosenbaum encontrou sua verdadeira natureza. E você?

Fonte: Época Negócios

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