29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê, 'Agosto Dourado' orienta gestantes sobre a importância da amamentação

Por: Roberto - 28/08/2018

PPN-IMG-08e6cd9b363aad470eaf.jpg

Conscientizar sobre a importância da amamentação. Esse foi o principal objetivo de um encontro realizado com as gestantes na manhã desta terça-feira, 28, na Unidade Básica de Saúde “José Joaquim de Morais”, na cidade de Massapê do Piauí.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, em alusão à campanha pelo aleitamento materno, chamada de "Agosto Dourado". O dourado faz alusão à definição da Organização Mundial da Saúde para o leite materno, considerado o alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Após as boas vindas da secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, palestras foram ministradas por uma equipe multiprofissional em saúde, formada pela nutricionista Dayara Sousa, a enfermeira Danielly Xavier, o fonoaudiólogo Manoel Neto e os fisioterapeutas George Júnior e Marilândia Farias, com o objetivo de esclarecer os questionamentos mais frequentes que surgem durante o período gestacional.

Um leque de importantes informações foram repassadas às gestantes, como a amamentação exclusiva até os seis meses sem a necessidade de sucos, chás, água e outras fontes de líquidos ou sólidos e a manutenção da amamentação até os dois anos de idade ou mais, associado a outros alimentos. “O leite materno é o melhor alimento para as crianças. A criança alimentada com o leite materno tem menos chances de desenvolver doenças como obesidade e diabetes”, disse a nutricionista Dayara.

Além dos benefícios da amamentação para a mãe e para a criança, os profissionais também orientaram sobre como fazer o aleitamento materno, repassando técnicas e cuidados importantes como a questão da higiene pessoal e a forma correta para pegar o bebê no momento a amamentação. Segundo a fisioterapeuta Marilândia, quando a ação é feita de forma incorreta, causa fissura nos mamilos. As orientações repassadas pelos profissionais visam fazer do aleitamento um momento prazeroso.

Ao final, foi sorteado um kit gestante. A ganhadora foi Valdênia de Carvalho Santos, que está grávida de oito meses de gêmeos. Todas as gestantes presentes no encontro foram presenteadas com brindes e receberam repelentes, item importante para grávidas na prevenção a picada do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças que podem trazer males à saúde do bebê.

A secretária considerou o encontro como importante na prevenção e promoção da saúde. A intenção, segundo Deliany Cavalcanti, é orientar e esclarecer as dúvidas mais frequentes que surgem durante o período gestacional. “A gestação e o nascimento de uma criança são momentos importantes e que requerem muitos cuidados. Por isso, hoje nós estamos realizando essa ação alusiva à campanha Agosto Dourado, que tem como principal objetivo orientar as gestantes sobre a importância do aleitamento materno, e com isso, nós estamos contribuindo para um desenvolvimento infantil saudável, já que o leite materno é o melhor alimento para os bebês.”, disse.

Ascom

Fotos: Portalpontonet

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos