16/Apr/2024
Terça-Feira - 16 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Em Jaicós, Servidores do Hospital Florisa Silva reclamam oito meses de salários atrasados

Por: Roberto - 14/11/2018

PPN-IMG-fe9df79d117ae5e90385.jpg

Cerca de vinte prestadores de serviços do Hospital Florisa Silva, no município de Jaicós, estão com 08 meses de salários atrasados. De acordo com informações repassadas pelas servidoras Marinês Costa e Hosana Arlinda, o último pagamento recebido foi no mês de setembro, referente ao mês de março do corrente ano.

Em decorrência disso, a maioria desses servidores estão passando necessidade e alguns alegam não poder fazer nenhum um tipo de manifestação, pois correm o risco de perderem seus empregos.

No ano de 2007, o Município de Jaicós assinou pacto com o Estado do Piauí, pacto este que previa que o gerenciamento dos recursos do SUS passaria a ser responsabilidade do Município, sendo uma das suas consequências a municipalização do Hospital Florisa Silva, passando a sua administração a ser responsabilidade do Município. Segundo informações obtidas pelos servidores, o que alegam é que a falta de repasse de recursos por parte do Estado é a principal causa do atraso do salário dos mesmos.

“Até 2008, recebíamos com contracheque e o salário caía direto na nossa conta. Depois disso, passamos a receber pela folha de pagamento, através da Secretaria Municipal de Saúde, sempre que os recursos eram repassados pela SESAPI”, informou Marinês.

As servidoras informaram ainda, que já fizeram de tudo, correram atrás de todas as possibilidades para resolução do problema, inclusive falaram pessoalmente com o Governador Wellington Dias, quando o mesmo esteve em Jaicós em campanha política no mês de setembro. “O governador alegou não estar sabendo desse atraso todo e que só tinha conhecimento de dois meses atrasados, prometendo em palanque que iria resolver, o que até agora não cumpriu”, relataram.

As prestadoras de serviço informaram ainda que nesse período sem receber, alguns desses servidores chegaram a se afastar do trabalho à procura de outros meios de sobrevivência, pois a situação da maioria é crítica, sem créditos nos comércios para comprar alimentos, talões e contas atrasadas, além de outras necessidades.

“Só pedimos o que é nosso direito, que é receber nossos vencimentos atrasados e também não queremos perder nosso trabalho, pois mesmo com esse período todo sem recebermos, nós não abandonamos o Hospital”, ressaltou Marinês.

O vereador Divino Macedo, ainda no mês de março, encaminhou Requerimento ao Governador do Estado e ao Secretário Estadual de Saúde, solicitando a regularização dos vencimentos desses servidores do Hospital Florisa Silva. Na última sessão realizada na Câmara, na sexta (09), o vereador Márcio Crisanto também solicitou ao Governador e ao secretário, por meio de Requerimento, a regularização do repasse do custeio do Estado para o Hospital, pois de acordo com o Parlamentar, com a falta desse recurso o município fica impossibilitado de arcar com as custas como pagamento dos servidores, compra de medicamentos e outros serviços.

Portalnoticiei

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos