26/Apr/2024
Sexta-Feira - 26 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Prefeitura de Picos retira trailers das praças públicas

Os donos já haviam sido notificados em outubro, após a limitar que sustentava a sua permanência nas praças ter sido derrubada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ – PI)

Por: Adilon Shalom - 14/11/2018

PPN-IMG-c0f4d9bcc40f8fa216ea.jpg

Em ação realizada na manhã desta quarta-feira, 14, a prefeitura de Picos deu início a retirada dos trailers das praças Josino Ferreira e Félix Pacheco. O trabalho foi acompanhando pelo novo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Francivaldo Barbosa, que disponibilizou caminhões para transportar a estrutura dos trailers  para a Av. Beira Rio ou para um local de preferência dos donos.

Também estiveram presentes o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo e a secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana. Os dois, juntamente com Francivaldo, formavam uma comissão que acompanhava o trabalho.

Apesar da prefeitura de Picos ter solicitado o apoio do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí para a ação, nenhum soldado esteve presente, uma vez que o ato aconteceu pacificamente. Os donos dos trailers, após resistirem muito, ingressando, inclusive, com ações na justiça, não impuseram barreiras a atuação da administração municipal. Aos arredores, contudo, muitas pessoas que passavam pelas imediações demonstraram irritação com a retirada dos trailers, declarando que trabalhadores estavam sendo prejudicados.

O secretário Francivaldo Barbosa informou que no dia anterior notificou todos os donos trailers que a retirada aconteceria nesta quarta-feira. Os donos já haviam sido notificados em outubro, após a limitar que sustentava a sua permanência nas praças ter sido derrubada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ – PI). Na ocasião, o município estipulou um prazo para que os ambulantes saíssem por conta própria. “Tudo tem que ser no diálogo, na conversa, conversei com os donos e está sendo pacifico”, comentou.

Francivaldo informou ainda que as praças, começando pela Josino Ferreira, passarão por uma revitalização, daí que a saída tinha de ser imediata. A licitação será aberta nos próximos dias.

O dono de um trailer, Eurípedes Parreira, o Pepeu, que liderou a resistência para permanecer na praça, comentou que a ação da prefeitura vai contra os trabalhadores. Ele informou que recebeu três pareceres favoráveis, do Ministério Público Estadual (MPE), da Comarca de Picos e do Tribunal de Justiça do Piauí.  “Nós estamos sendo impossibilitados de ganhar o pão de cada dia, pois para onde se quer levar, para a Av. Beira Rio, lá tem uma contaminação biológica, e é inviável economicamente”, declarou.

Pepeu informou que para a Beira Rio não vai. Ele, e outros donos de trailers procurarão novos locais para trabalhar.

O senhor Francisco Borges Leal, dono de uma banca na Josino Ferreira há 25 anos, disse que não sabe onde se estabelecerá. Ele informou que não tem possibilidade de se dirigir para a Av. Beira Rio diariamente devido a distância, pois sofre com as sequelas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e não possui transporte.

Francisco Borges disse ainda que recebeu a notícia da sua saída da praça com tranquilidade. “Para mim, não era mais surpresa, pois estávamos sendo ameaçados há muito tempo, até que chegou o dia”, declarou.

Pepeu

Enquanto gravamos e entrevista uma senhora revoltada com a saída dos trailers gritava que a população estava sendo perseguida. “É o fim dos pobres”, declarava.

Francisco Borges Leal

Fonte: Folha Atual

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos