20/Apr/2024
Sábado - 20 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Saúde realiza abertura da III Semana do Bebê de Campo Grande do Piauí; Veja Fotos

Por: Roberto - 28/11/2018

PPN-IMG-770d8c5c02c57d89088c.jpg

A Prefeitura de Campo Grande do Piauí, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 27, a abertura da III Semana do Bebê, que tem como tema: “Todos juntos pela primeira infância”.

Uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF, a Semana do Bebê, tem como objetivo desenvolver ações nas áreas da Saúde, Assistência Social, Educação e Cultura que garantam a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de até seis anos do município.

O 1º dia de atividades, realizado no Plenário da Câmara Municipal, contou com a participação de várias gestantes, mães, crianças, familiares e comunidade em geral, que atenderam ao chamado desse importante momento  e lotaram as dependências da Câmara.

A abertura e apresentação da III Semana do Bebê de Campo Grande do Piauí foi realizada pela Coordenadora da Saúde, a enfermeira Luciana Sales. “A Semana do Bebê foi sistematizada com o apoio do UNICEF em  2010 e divulgada e disseminada no nosso país  por meio do Selo UNICEF. O objetivo da  Semana do Bebê é tornar a primeira infância uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros, que já é uma realidade no nosso município. Com isso, devemos assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e á educação de qualidade, garantindo assim, a sua sobrevivência e o seu pleno desenvolvimento. Essa iniciativa também demonstra o compromisso de melhorar as condições de vida das crianças, adolescentes e suas famílias, implementando e aprimorando programas e políticas de atenção a infância e a adolescência, que não é tarefa apenas do Estado, mas de toda a sociedade”, explicou Luciana.

Em seguida as autoridades presentes na solenidade de abertura foram convidadas para compor a Mesa: João Batista de Oliveira (Baiá), Prefeito Municipal; Vandeslene Oliveira, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social; Dr. Frota Ramos, Secretário de Saúde; Zefinha de Belchior, Secretária de Cultura; Os vereadores (as) Janaína Ramos, Martinho de Belchior e Junior de Chico Ósmica; Valdirene Oliveira, Articuladora do Selo UNICEF; Átila Araújo, Assessor Técnico da SMS; e o Dr. Roberto Carvalho, médico do Programa Saúde da Família (PSF).

Facultada a palavra aos componentes da Mesa, o Prefeito Municipal João Batista de Oliveira (Baiá), agradeceu a presença de todos e disse que a Gestão Municipal não vai medir esforços em termo de investimentos e que vai investir diariamente na qualidade de vida das crianças do município.

“Quero agradecer de modo especial a presenças das mães, com seus bebês, nesse evento. Uma presença que muito nos honra. Para nós é um dia especial estar  na presença de tantas crianças. Também quero agradecer a todas as secretarias empenhadas nesse trabalho em conjunto e de forma integral. Dizer também que a gestão não vai medir esforços em termo de investimentos, principalmente com a parceria do selo UNICEF. A Prefeitura vai investir diariamente na qualidade de vida das nossas crianças”.

Em sequência, o Dr. Roberto Araújo de Carvalho, médico do Programa Saúde da Família (PSF), ministrou uma palestra sobre primeiros socorros na primeira infância, onde falou dos principais cuidados que se devem ter com as crianças, principalmente quanto elas começam a engatinhar e a caminhar, de doenças comuns na primeira infância, como febre, sinais de desidratação, diarreia, vômito e doenças respiratórias, e da importância do aleitamento materno na prevenção de várias doenças.

Dr. Roberto também enfocou em seu discurso os cuidados que devem existir com as crianças para que elas não sejam vitimas de tragédias como afogamento ou engasgamento e fez uma demonstração prática de como proceder caso uma criança esteja engasgando.

O Secretário de Saúde, Dr. Frota Ramos, disse que a pastas está sempre a disposição das mães e dos bebês campo-grandenses. “Uma semana de muita importância teve o inicio com a nossa pasta. Devia começar pela saúde mesmo, como foi, e seguir nas outras secretarias.  Desenvolvemos uma palestra de muita importância para as mães que estiveram presentes. Nossa pasta está sempre a disposição das mães e dos bebês campo-grandenses, temos atendendo na Unidade Básica de Saúde, o Dr. Roberto, que é um medico preparado e que está a disposição pra qualquer necessidade que esse público venha ter”.

Para Raissa Suares, mãe do pequeno Iarllon Ravel, o seu primeiro filho, a palestra foi de suma importância.  “Foi de grande importância porque a gente aprende muitas coisas que a gente não sabia. Com a explicação do medico, levo muitos ensinamos e uma visão mais cuidadosa pra o meu filho”.

Finalizando as atividades alusivas ao primeiro Dia Da Semana do Bebê, foi realizado o corte do bolo e distribuídas lembrancinhas para os participantes do evento.

O evento continua na manhã desta quarta-feira, 28, a partir das 08h00, na Câmara Municipal, com uma oficina de confecção de porta retratos para gestantes. A ação será realizada pela a Secretária Municipal de Assistência Social.

Confira todas as imagens do evento:

Para obter as imagens com melhor qualidade, pressione a imagem desejada e em seguida selecione a opção “Salvar imagem” ou similares.

cgnoticias

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos