28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Massapê realiza audiência pública e prefeito anuncia conquistas. Veja!

Por: Roberto - 24/12/2018

PPN-IMG-afe25f7d82ac000b5f6a.jpg

A Prefeitura Municipal de Massapê do Piauí realizou, na tarde da última sexta-feira, 21, na Escola Municipal João Manoel da Costa, uma nova Audiência Pública para a apresentação do relatório final do Plano Municipal de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos.

Elaborado pela empresa Digtec, o Plano estabelece o planejamento e a execução de ações que promovam sustentabilidade ambiental, refletindo na qualidade de vida de toda a municipalidade. Dentre outros, o objetivo é caracterizar os resíduos sólidos produzidos no município e promover sua redução, orientando o correto acondicionamento, armazenamento, coleta transporte, tratamento e disposição final.

Na Audiência, o engenheiro agrônomo Manoel Leal apresentou o diagnóstico da situação, que analisou o volume de resíduos, o tipo e a localização das áreas onde se acumulam. Conforme os dados, o município de Massapê tem uma população estimada em 6.434 habitantes, que gera, diariamente, em média, 0,65 quilos por habitante, o que corresponde a mais de 4 mil quilos por dia.

Segundo Daniel Junior, da Digtec, depois de apresentado aos membros do poder público e à sociedade civil, no início de janeiro de 2019, os relatório final do Plano será encaminhado à Prefeitura Municipal, onde ficará à disposição para consulta pública e aberto para a apresentação de sugestões. Encerrado o prazo, o mesmo será encaminhado à Câmara Municipal, em forma de Projeto de Lei, para a apreciação dos vereadores.

O prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, esteve presente na Audiência e enalteceu a participação. Segundo ele, a participação popular é importantíssima. “Aqui, por exemplo, estamos tratando de assuntos que são de suma importância para a cidade e para a vida das pessoas.”, disse, destacando a importância da limpeza da cidade para uma boa qualidade de vida população. “Não adianta se ter uma cidade infraestruturada, com ruas pavimentadas e iluminadas, se a cidade não estiver limpa. Por isso estamos dando prioridade a essas políticas públicas que tratam sobre esse tema. Queremos aprimorar cada vez mais para termos uma cidade mais limpa, bonita e saudável para se viver.

Dentro do plano de melhorias, o gestor anunciou a aquisição de um caminhão compactador de lixo, considerado um importante recurso na implementação dos trabalhos de coleta. “O caminhão foi adquirido com recursos destinados pelo senador Ciro Nogueira, já está em Teresina e nos próximos dias nós estaremos recebendo mais essa importante aquisição, que vai melhorar bastante o trabalho de coleta, pois teremos veículo adequado para realizar a coleta.”, disse.  

Chico Carvalho anunciou, ainda, que a gestão está planejando outras ações à cerca da limpeza pública para serem implementadas a partir do próximo ano. “Vamos lançar uma campanha de conscientização e chamar população para colaborar com a limpeza da nossa cidade. Já iniciamos e vamos instalar lixeiras em todas as praças, inclusive, na nova praça, no Bairro Areia Branca, que já quase pronta para ser inaugurada.”, pontuou.  

No setor de saneamento básico, o gestor deu uma importante notícia.  Ele informou que no último dia 19 de dezembro foi realizado o processo licitatório para a contratação de uma nova empresa para executar as obras de conclusão do sistema adutor que vai trazer água da barragem de Caraíbas para a cidade de Massapê. Segundo Chico Carvalho, cinco empresas participaram da concorrência e a única inscrita do Piauí foi a ganhadora, a Construnova, que já tem uma obra em execução no município de Massapê. A previsão é que até o final de janeiro a Codevasf dê a Ordem de Serviço para a retomada das obras. “Estou muito feliz com essa notícia, pois agora essa obra, que é um sonho nosso, será definitivamente feita.”, disse, sendo aplaudido.  

Além do prefeito, outras autoridades também estiveram presentes, como o presidente da Câmara Municipal, Rafael Silva, o vereador Rivaldo Carvalho e todos os secretários municipais.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos