29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Moradores registram nuvem em formato de tornado em Valença do Piauí

Por: Roberto - 14/03/2019

PPN-IMG-7cf6bdd4f17e3f24acdc.jpg

Um fenômeno natural, popularmente chamado de ‘nuvem redemoinho’ se formou no fim da tarde da  última quarta-feira (13), no município de Valença, na região Centro Norte do Piauí. Moradores da cidade registraram o fenômeno, que segundo o climatologista, é um fenômeno raríssimo no estado do Piauí. 

O climatologista, Werton Costa, em entrevista ao meionorte.com explicou o fenômeno e afirmou que a nuvem em formato de um ‘tornado’ é um fenômeno natural e trata-se de uma super célula pré-tornatica.

“Trata-se de uma super célula, é uma nuvem pré-tornatica , ela estabelece a condição para a formação de um tornado. Nesse caso o tornado não se formou porque existe certas etapas, na base dessa nuvem deve formar uma nuvem funil, que é uma estrutura afunilada e esse funil tem que tocar ao solo para formar o tornado." Disse o climatologista. 

"Mas o que aconteceu basicamente, uma super célula é uma nuvem Cumulonimbus, uma nuvem de temporal muito comum no Piauí, mas ela cresceu bastante e adquiriu o topo da altitude dela, da estatura dela, em relação a alta troposfera, o limite da nossa atmosfera respiravam. O que acontece quando essa nuvem alcança essa altitude superior a 15 mil metros de altitude, ela começa a girar então podemos dizer que é uma instabilidade ou uma nuvem de temporal giratória e que pode formar a estrutura de um tornado, é um fenômeno raríssimo no Piauí, eu ainda não tinha visto uma imagem de um fenômeno super célula em nosso estado.”  Afirmou Werton Costa 

Confira as imagens: 

meionorte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos