29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Em greve, estudantes da Uespi fazem protesto e pulam grades do Palácio de Karnak

Por: Roberto - 26/03/2019

PPN-IMG-7b210ef866a8f3db03d2.jpg

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fazem protesto na frente do Palácio de Karnak, na manhã desta terça-feira (26/03). Eles deflagraram uma greve estudantil em apoio aos professores, que também estão de braços cruzados há uma semana. No protesto, há cerca de 300 jovens dos campi de Parnaíba, Campo Maior, Piripiri e Oeiras, além de Teresina.

Eles se reuniram pela segunda vez na avenida Frei Serafim, em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), e saíram com cartazes até a sede do Governo Estadual. No Karnak, alguns alunos conseguiram ultrapassar as grades e tentam acessar as portas do palácio.

FALTA DE ESTRUTURA

Na última quinta-feira (21/03), dezenas de alunos ocuparam a reitoria da instituição em protesto. Sob gritos de “Uespi se nega a morrer”, eles queriam alertar para as condições que a universidade enfrenta.

Segundo eles, há falta de professores nas disciplinas, bolsas foram cortadas e recursos para pesquisa e extensão estão limitados. Eles também pediam melhorias estruturais, já que não possuem biblioteca atualizada ou um restaurante universitário que atenda a demanda dos discentes.

Alunos e professores saem às ruas em protesto por melhorias na Uespi; fecham avenida Frei Serafim (Foto: Adcesp)

O estudante de psicologia Pedro Henrique, 17 anos, lamentou a falta de estrutura da universidade. Calouro, ele já sentiu as dificuldades do próprio curso e decidiu se unir aos veteranos.

“A insatisfação dos professores é em comum com a nossa, mas temos algumas pautas diferentes. Vamos preparar um ofício que vai demonstrar que o movimento é pelos estudantes. Queremos uma melhor assistência e permanência da instituição. Temos 291 disciplinas em aberto e falta 26 professores serem efetivados. Os funcionários que fazem a limpeza das nossas salas e a nossa segurança estão há 3 meses sem receber salário. O nosso curso, que vai até à noite, sofre com o perigo e não tem segurança. Isso faz com que alunos tenham receio de assistir aula”, disse ao OitoMeia.

SECRETÁRIO ESPERA QUE GREVE ACABE NA SEGUNDA

O secretário de Administração, Ricardo Pontes, esteve reunido com representantes dos professores da Universidade Estadual do Piaui (Uespi). O encontro aconteceu nessa segunda-feira (25/03) e discutiu o reajuste salarial dos professores e o fim da greve. Segundo o secretário, a reunião foi positiva e espera que na próxima segunda (01/04) a greve chegue ao fim.

“Nós fomos muito francos durante a conversa. Falamos o que era realmente possível e o que não era possível. Eles entenderam. Sabem dos problemas que Estado e que o país estão passando. Esperamos que a partir da semana que vem, da segunda-feira, a greve termine e as aulas recomecem”, destacou Pontes ao OitoMeia.

Leia mais: Secretário acredita que greve da Uespi pode encerrar na próxima segunda: “Sabem dos problemas que o estado passa”

Alunos da Uespi pedem mais investimento e valorização da estrutura física e de pessoal (Foto: Adcesp)

A GREVE DURA UMA SEMANA

A greve começou oficialmente na segunda-feira (18/03). “Em alguns campi a adesão é parcial e em outros total. Mas a categoria como um todo percebeu a necessidade desse movimento diante da situação caótica da Uespi”, afirmou a professora Rosângela Assunção, coordenadora geral da Adcesp.

No mesmo dia, o governador Wellington Dias (PT) afirmou à imprensa piauiense que “falta bom senso aos professores e alunos”. Isso porque a greve veio em um momento no qual o Piauí passa por dificuldades orçamentárias.

“Eu tive a oportunidade de dizer aos líderes que têm problemas que não tem solução e esse é um exemplo. Tem a Lei de Responsabilidade Fiscal que o Estado é obrigado a cumprir. Eu precisaria descumprir uma lei para atender a Uespi, nessa hora, eu peço aos servidores e alunos da Uespi o bom senso”, informou o chefe do executivo piauiense.

Alunos da Uespi se reúnem e protestam contra sucateamento da instituição (Foto: Adcesp)

FONTE: Oito Meia

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos