19/Jun/2019
Quarta-Feira - 19 de Junho de 2019
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Massapê do Piauí lança campanha ‘Fora da Escola não pode!’

Por: Roberto - 02/04/2019

PPN-IMG-a39c820cf23c1785e07e.jpg

O município de Massapê do Piauí, através do prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, aderiu ao “Busca Ativa Escolar”, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com outras instituições, que visa o acompanhamento de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de evasão.

A apresentação do “Busca Ativa Escolar” e o lançamento da campanha “Fora da Escola Não Pode!” foi realizado na manhã desta terça-feira (2), em um evento realizado na Câmara Municipal.

Na ocasião, foi apresentado o Comitê Gestor do “Busca Ativa”, que é formado pelo gestor político, o secretário de Educação, Leonel Lopes, que faz a articulação com todos os secretários e órgãos municipais; a coordenadora operacional, Joelma Araújo; e os supervisores institucionais, Cintia Carvalho (da Educação) e Jociel Lacerda (da Saúde), e a equipe de campo, que são os agentes comunitários de saúde e os técnicos visitadores.

Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola, até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola.

Na cerimônia, o secretário de Educação, Leonel Lopes, afirmou que o projeto é relevante para a educação e para a comunidade, considerando o seu objetivo, que é contribuir para a inclusão escolar, a partir da identificação dos alunos que estão fora da escola.

“Essa busca é um dever não somente da Secretaria de Educação, mas, um dever social de todos nós, de identificar pessoas com idade escolar que estão fora da sala de aula. Precisamos identificar e saber por qual motivo não estão estudando, e a partir dessa informação, trabalhar para que eles retomem os estudos.”, disse, pedindo o engajamento de todos os envolvidos.

O supervisor da Saúde, Jociel Lacerda, que é agente de combate às endemias e professor, salientou a importância do diálogo com a família e com a criança ou adolescente para conscientizá-lo para a importância dos estudos. Ele deu o testemunho de que já conseguiu convencer alunos seus a retomarem os estudos. “Muitas pessoas desistem da escola por um problema simples. Por isso, é muito importante trabalhar a conscientização, incentivar para que os nossos alunos não desistam por falta de apoio, de uma palavra. Eu mesmo já consegui fazer com que o aluno que desistiu voltasse pra sala de aula.”, disse.  

Após a cerimônia, a professora e articuladora local do Selo Unicef, Joelma Araújo, que está como coordenadora operacional do “Busca Ativa”, conduziu a apresentação detalhada da ação, o que é, como foi feita a implantação no município e quem são os responsáveis. No evento, os agentes envolvidos foram orientados a utilizarem a plataforma.

Segundo explicou Joelma, os agentes comunitários vão a campo em busca de crianças e adolescentes que estejam fora da escola. Identificado o caso, eles coletam informações básicas sobre as causas que contribuíram para que essas crianças e adolescentes não estivesse em sala de aula.

“Essas informações são inseridas no sistema da plataforma, que vai produzir um alerta indicando a necessidade de medidas para que a criança ou adolescente volte para a escola.”, disse. Ainda segundo a coordenadora, além da identificação, do encaminhamento e da resolução do problema de uma determinada criança ou adolescente, o sistema do “Busca Ativa” também é utilizado para que se faça o acompanhamento por pelo menos um ano dessa criança ou adolescente na escola, evitando assim a reincidência dos casos de evasão.

“Vamos trabalhar para que Massapê não tenha mais nenhuma criança ou adolescente fora da escola. Vamos trabalhar e vamos conseguir. Juntos somos mais forte.”, finalizou Joelma.  

Também participaram do evento os secretários municipais, Lucileide Carvalho (de Gestão e Planejamento), Deliany Cavalcanti (de Saúde), Roberto Carvalho (de Esportes), Francivaldo Reis (de Agricultura), a coordenadora da Rede de Atenção Básica, Claudete Batista, dentre outros.

Por Danilo Bezerra - Assessoria de Comunicação.

Fotos: Portalpontonet

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos