28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Articulação do Selo Unicef promove ações de inclusão escolar em Massapê do Piauí

Por: Roberto - 11/04/2019

PPN-IMG-c4a4145737a1adf5d602.jpg

A Articulação do Selo Unicef de Massapê do Piauí, através do programa Busca Ativa Escolar, dentro da campanha “Fora da Escola Não Pode!”, e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), promoveu  em dois dias ações de inclusão escolar.

Um encontro realizada na noite desta quarta-feira, 10, pelo Busca Ativa  e o NUCA,   reuniu   estudantes  que estão fora da sala de aula. A ação promovida,  tem como objetivo mobilizar e motivar os jovens a regressarem para a escola.

O evento aconteceu na sede do NUCA,  conduzido  pelas adolescentes,  Milena Teles, Pâmela Veloso e Ayrinanda Janielly, que através de uma roda de conversa realizaram um momento de interação com um vídeo de boas vindas e uma dinâmica de apresentação, quando também,  foi exibido o trailer do filme “Nunca me sonharam”.

 

Na ocasião, as adolescentes fizeram indagações aos adolescentes e jovens convidados relacionados ao motivo pelos quais os mesmos estão fora da escola? E o que fariam eles voltarem para a sala de aula? Alguns dos presentes responderam que não se identificam com algumas componentes curriculares como Português e Matemática, outros que casaram e tiveram filhos, dentre algumas, questões de transportes, trabalho e documentações.

Durante o debate, alguns adolescentes do NUCA fizeram relatos dos desafios que enfrentam para estudar, mas que acima de tudo sonham com um futuro promissor,  momento em que a articuladora  do Selo e coordenadora operacional do Busca Ativa Joelma Araújo, a mobilizadora dos adolescentes, Lúcia Sousa, e Vilma Veloso, membro da Comissão Intersetorial, relataram sobre a importância de estudarem para ter uma vida melhor e  incentivaram os adolescentes e jovens a não desistirem da escola.

A ação foi realizada com êxito, pois  motivados,  alguns se comprometeram a retornar para escola. A ação faz parte do Desafio 6.2 - Promover a inclusão escolar e a troca de saberes - Fora da Escola Não Pode! proposto pelo guia mobilizador dos adolescentes e jovens.

Na manhã desta quita, 11, foi promovido o Desafio 6.3  – Ação a ser  feita com a Gestão Municipal. A realização da ação foi na Secretaria Municipal de Educação, conduzida  pela  mobilizadora, Lúcia de Sousa acompanhada com os adolescentes do NUCA e a articuladora Joelma Araújo, quando na oportunidade,  os adolescentes apresentaram o relatório da ação de mobilização social, para o secretário de Educação Leonel Lopes. No documento  constam as possíveis barreiras que impede os adolescentes a realizarem a matrícula no ano letivo de 2019.

 

Leonel, com base nas informações repassadas se comprometeu em traçar estratégias que venha a solucionar os problemas apresentados e pediu apoio aos mesmos. “Que continuem incentivando aos adolescentes e jovens a não abandonem a escola, tendo em vista, que vocês tem  maior  facilidade de diálogo com todos. E dizer que podem contar com nossa colaboração para a resolução  dos possíveis problemas que existem ocasionando a evasão escolar”, disse o gestor.  

Durante a visita, também,   estava presente a supervisora de ensino,  Josefa Carvalho,  que falou das dificuldades que a escola enfrenta e agradeceu a todos pela contribuição com a educação Massapeense. Estavam presentes ainda alguns funcionários da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores. Dentre dos quais, a supervisora institucional da Educação, Chintya Carvalho.

A articuladora Joelma Araújo, que também é coordenadora operacional da Busca Ativa Escolar, se colocou à disposição para  contribuir  naquilo que for necessário para que esses alunos retornem e permaneçam estudando.

Por fim, a mobilizadora, Lúcia Sousa,  agradeceu aos adolescentes e jovens do NUCA por todo empenho e dedicação na realização das ações propostas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos