19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

ADAPI de Picos alerta a população sobre os cuidados e sintomas da PSC

Por: Roberto - 25/04/2019

PPN-IMG-f05d42f7baa85b9d03c6.jpg

O escritório do município de Picos-PI, da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), está divulgando recomendações para evitar a contaminação da  Peste Suína Clássica (PSC) e também os sintomas que os animais apresentam.

Por telefone, bombeiro de Picos ajuda a salvar bebê engasgado

SMS entrega aparelhos de locomoção para pessoas portadoras de deficiência

O médico veterinário da ADAPI de picos Edilton Pedro, esclareceu sobre os cuidados da ADAPI para evitar a proliferação da peste suína Clássica e impedir que chegue na região de Picos. “ Os procedimentos que nós estamos executando, é através da vigilância de barreira, visitas nas propriedades e nas feiras. Estamos orientando e proibindo à  venda de animais, não  só para estado do Piauí, mas do Piauí para outros estados, como também nas propriedade e municípios diferentes. O município de Picos ou outros, não poderá emitir o Guia de Trânsito Animal (GTA)”, disse o Veterinário.

O veterinário contou que já foram para o Banco do Nordeste , que é forte financiador através do agro amigo, que  financiam grandes e pequenos animais. “ Os suínos  é uma espécie que é muito financiada e pedimos que não seja financiado porque a ADAPI não pode e nem emite o Guia de Trânsito Animal (GTA), e é proibido o transito de animais suínos de uma propriedade para outra”, afirmou.

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (ADAPI), estão realizando trabalhos de divulgação através da mídia, onde orienta os criadores que tenham cuidados com a peste Suína Clássica, ao comprar  amimais ou fazer a transição dos mesmo de uma propriedade para outra. Estamos com o trabalho de visitar propriedade de criadores novos de suínos.

Edilton Pedro, pede que os criadores e a população fiquem atentos com os sintomas. " Os animais presentam febre alta ;  manchas avermelhada na pele ; falta de coordenação motora; orelhas e articulações azuladas; vômitos, diarreia; falta de apetite; perda de peso ; eles ficam fracos, caindo as pernas; esterilidade e abortos e os animais ficam sempre amontoados com os outros por causa da febre; apresentam secreção nasal; começa a sair as remelas nos olhos, tipo conjuntivite. Os mais jovens levam à morte rápido porque são menos resistentes ”, explicou .

O médico veterinário, orienta ainda os criadores à procurarem o escritório da ADAPI do seu município,  se caso diagnosticar alguns dos sintomas parecidos como esses que foram citados.” Procurem o escritório da ADAPI para que possam  solicitar a visita dos veterinários até sua propriedade, e que possam fazer um diagnósticos mais seguro e providenciar  coleta de material para exame laboratorial  se houver necessidade”, finalizou.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos