19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Milhares de fiéis participam da Missa dos Morros Três Irmãos e mantém viva a tradição religiosa, fotos!

Por: Roberto - 04/05/2019

PPN-IMG-ba551ad3ec0565ee6533.jpg

Milhares de fiéis católicos de Jaicós e cidades vizinhas participaram nesta manhã de sexta-feira, 03 de maio, da tradicional Festa religiosa da Veneranda Santa Cruz, nos Morros dos Três Irmãos em Jaicós/Massapê do Piauí.

Com uma grande demonstração de fé e esperança, um grande público passou pelas escadas dos Morros para prestigiar a Missa na Santa Cruz celebrada pelo padre Antônio Mendes pároco paroquial da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês de Jaicós, e com a participação do diácono Claudio Santana.

Muitos fiéis levam este momento de fé e agradecimento das graças alcançadas, o destaque principal da festa religiosa são os pagadores de promessas, alguns caminham aproximadamente 18 Km de Pé até o Morro, outros levam imagens e figuras ilustrativas em agradecimento a graças alcançadas em suas vidas.

A festa religiosa é celebrada a quase 100 anos a cada ano ganha novas instalações além da escadaria, sempre com objetivo de garantir acesso ao morro e melhoramento dos estacionamentos inclusive com guardas e sinalizações no transito.

E para outros populares fazem deste dia o turismo da região armando suas barracas para melhor atender a todos os fiéis que ali visitam e participam do evento religioso. O evento conta com a presença de público de vários municípios da região além de pessoas de outros Estados também prestigiam o momento de fé religiosa da Veneranda Santa Cruz.

A festa dos Morro dos Três Irmãos, onde acontece a tradicional Missa da Santa Cruz, é realizada em Jaicós desde o ano de 1945 e a data de 03 de maio foi instituído feriado municipal no ano de 2006, através de Projeto de Lei Municipal de autoria do vereador da época Ivo Farias de Oliveira, considerado hoje o maior evento religioso da região.

O morro dos três irmãos localiza na divisa dos municípios de Jaicós e Massapê do Piauí, O evento religioso virou tradição e faz parte do calendário religioso da paróquia, celebrado desde 1919, sendo hoje dentre eles o maior evento da região.

Apesar de ter sido um dia de trabalho, o evento não teve perda de público, pelo contrário se estimula que teve mais visitante que no ano anterior, alguns municípios vizinhos decretam facultativo para que público participam do evento religioso.

                                                                                        

 

 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos