28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Concursos

IFPI inicia inscrições para 990 vagas em cursos técnicos em 4 cidades; veja edital

Por: Roberto - 17/05/2019

PPN-IMG-4b871d92573b444946d7.jpg

O Instituto Federal do Piauí divulga edital de mais uma edição do seu Exame Classificatório. O teste seleciona alunos para os cursos técnicos ofertados pelo IFPI e, na edição 2019-2, apresenta 990 vagas nas cidades de Floriano, Parnaíba, Picos, Teresina Central e Teresina Zona Sul.

Todos os cursos são destinados a estudantes que estão fazendo ou que já completaram o Ensino Médio e querem uma formação profissional. “O mundo do trabalho exige profissionais qualificados e com diversas habilidades. Nosso objetivo é possibilitar que jovens e adultos, nas diferentes regiões do Piauí, tenham acesso a essa formação e possam mudar suas realidades por meio da educação”, destaca o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima.

As opções de cursos com vagas abertas incluem áreas como Análises Clínicas, Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética, Administração, Contabilidade, Edificações, Informática, Desenvolvimento de Sistemas, Instrumento Musical, entre outras.

As inscrições serão realizadas no período de 17 de maio a 16 de junho, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico selecao.ifpi.edu.br.  O pagamento da taxa de inscrição, no valor de 30 reais, pode ser feito até o dia 17 de junho, apenas nas agências, caixas eletrônicos e correspondentes bancários do Banco do Brasil. 

Nome social

O IFPI oferece a possibilidade do candidato pedir o uso de nome social, que é o nome pelo qual pessoas transexuais, travestis e transgêneros preferem serem chamadas cotidianamente.

Para fazer a solicitação, é necessário preencher o requerimento específico, disponível no anexo III do edital, e dirigir-se, nos dias 8 e 9 de maio, ao Campus ao qual pretende concorrer levando os seguintes documentos: carteira de identificação de nome social, cópias de RG e CPF do candidato, e, caso seja menor de idade, autorização expressa e cópias de RG e CPF dos pais ou responsáveis legais.

Isenção da taxa de inscrição 

Os candidatos oriundos da rede pública podem solicitar isenção da taxa de inscrição no período de 10 a 13 de maio.  Para isso o candidato deve preencher o requerimento no endereço selecao.ifpi.edu.br, anexando a documentação necessária e selecionando o campus ao qual pretende concorrer. As solicitações passarão por análise e o resultado preliminar será divulgado no dia 14 de maio.

A aprovação no processo de isenção não corresponde à inscrição no Classificatório. Os candidatos que tiverem sua solicitação deferida deverão realizar a inscrição do tipo isento para o campus e curso que desejam concorrer.

Prova 

A prova do Exame Classificatório será realizada no domingo, 7 de julho, das 8h às 12h, horário local. Os centros de aplicação poderão ser consultados a partir do dia 28 de junho. A prova contará com 60 questões, sendo 30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O gabarito será divulgado no mesmo dia, à tarde, e o resultado final será divulgado no dia 26 de julho.

CONFIRA AQUI O EDITAL

Fonte: Com informações da Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos