18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Bolsonaro se reúne com deputados do Piauí e anuncia Plano

Por: Roberto - 22/05/2019

PPN-IMG-5e60af8a1a0838f13824.jpg

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) se reuniu, na manhã de quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, em Brasília com os deputados da Bancada do Nordeste. Ao todo 101 parlamentares participaram. O deputado Júlio Cesar (PSD), é o coordenador da bancada no Congresso desde 2016. Do Piauí, apenas o senador Ciro Nogueira (PP) e os deputados Assis Carvalho e Merlong Solano (PT) não participaram do evento.

Júlio César Lima considerou o evento um sucesso e disse que o encontro serviu para mostrar que há diálogo entre os poderes apesar das divergências políticas.

“Os líderes de cada estado exploram suas opiniões e reivindicaram as demandas do seu povo, todos foram escutados pelo presidente e equipe ministerial, prova que apesar das divergências há maturidade e vontade para melhorar nossa região”.

O presidente Bolsonaro falou que está desenvolvendo com sua equipe um plano de desenvolvimento específico para a região Nordeste, todos os ministérios estarão envolvidos.

“Todos nos estamos focados no futuro do nosso Brasil, no Nordeste vamos tentar desburocratizar o sistema que hoje é um dos grandes entraves para nosso desenvolvimento, precisamos atrair investimentos, precisamos de obras estruturantes, sexta feira (24), estarei em Pernambuco e vou anunciar um plano de desenvolvimento do Nordeste”, falou Bolsonaro.

O coordenador da Bancada do Nordeste, Júlio César Lama falou ao presidente Jair Bolsonaro sobre a necessidade de entregar obras estruturantes que estão paradas, entre elas a Transnordestina e a Transposição do Rio São Francisco.

Júlio César falou da necessidade do fortalecimento dos órgãos regionais como Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) e Banco do Nordeste (BNB).

“Nossos órgãos que antes eram responsáveis pela manutenção e desenvolvimento da nossa região estão aos migalhos, o caminho mais curto para desenvolver nossa região é fortalecendo cada um deles”, falou Júlio César Lima.

Júlio César disse que a reunião serviu para rever o pacto federativo, discutir a aprovação da reforma da Previdência e a revitalização das instituições de desenvolvimento da região.

Segundo o deputado, foram discutidos os problemas regionais e uma compensação financeira para estados e municípios com a aprovação da emenda que ele apresentou à PEC da Previdência.

Essa compensação se dará através da restituição dos recursos da Contribuição Sobre o Lucro Líquido das Empresas (CSLL) aos estados e municípios. antigamente tinham recursos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica que eram partilhados com os estados e municípios, mas a União transformou em contribuição e passou não dividir mais esse dinheiro.

“O retorno da divisão da Contribuição Sobre o Lucro Líquido das empresas é uma maneira de compensar as perdas dentro do pacto federativo. É uma forma de diminuir a diferença entre os ricos e os pobres, principalmente na região Nordeste. E dessa forma, vamos atrair os parlamentares que eram contra a reforma da Previdência, que passarão a apoiar, porque não terão argumentos para serem contra. Os 5.568 prefeitos e os 27 governadores estão de acordo. Vamos nos empenhar para aprovar a reforma da Previdência com esta emenda. E, se não for aprovada, não tem revisão do pacto federativo, porque nenhum estado e nenhum município vão ganhar”, advertiu Júlio César.

meionorte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos