19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Projeto ‘Adote um aluno’ é apresentado a voluntários em Massapê do Piauí

Por: Roberto - 30/05/2019

PPN-IMG-93664119435c4e4f7592.jpg

As elevadas taxas de abandono, fracasso escolar e distorção idade série estão sempre presentes no cenário educacional brasileiro e de forma preocupante no município de Massapê do Piauí. Em  busca de  resolver tal situação, a educação  desenvolveu um projeto de intervenção com objetivo de promover atividades que desenvolvam as competências necessárias  para  processo de alfabetização.

Promovido com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, o projeto voluntário “Adote um aluno”, foi lançado no município, no dia 17, de maio,  e será realizado com alunos de 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tem dificuldade no processo de aquisição de leitura e escrita.  

Nesta terça-feira, 28, o projeto que se estenderá até o término do período letivo de 2019, foi apresentado para voluntários que atuarão no processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes que apresentam dificuldades com a leitura e a escrita.

O evento aconteceu no espaço do Telecentro, conduzido pela idealizadora do projeto, Joelma Araújo, que na ocasião ministrou uma oficina com tema ‘Como alfabetizar uma criança'.

Atualmente 22 pessoas se voluntariaram para desenvolver as atividades do projeto, dos quais estes participaram da oficina, que ainda contou com participação do secretário de Educação, Leonel Lopes, da mobilizadora de adolescentes, Lucia Sousa e Vilma Veloso, que é faz parte da Comissão Intersetorial do Selo Unicef.

O secretário de Educação, Leonel Lopes,  agradeceu  aos voluntários e falou sobre o projeto. “Temos na  educação uma grande distorção de idade serie, e para resolver isso, é preciso trabalhar o início, ou seja, desenvolver atividade de letramento nos anos iniciais, para que anos finais esses alunos não venham a terem dificuldades com a leitura,  interpretação de texto e raciocínio de matemática, então  esse trabalho que vocês  vão desenvolver vai ser de grande importância para a educação, por isso, quero parabenizar a todos, e parabenizar por terem abraçado o projeto e contem com meu apoio”, disse o gestor.

 A idealizadora, Joelma Araújo, disse que a iniciativa de realizar o projeto surgiu, a partir de sua participação em um  evento, em que foi discutido sobre a distorção idade serie, repetência e evasão escolar, quando foi dado sugestões de ações para o município implantar, onde foi  citado esse projeto, que o município poderia realizar adaptando a sua realidade.  

“Decidir montar esse projeto, que é voluntario, visando a melhoria no nível de leitura e escrita de alunos de 1° ao 5°, e  estou bem otimista em relação ao mesmo, pois já recebemos várias adesões de pessoas que querem se voluntariar com essa iniciativa. Então  acredito que com esse projeto, vamos conseguir um grande avanço em nossa educação”, disse Joelma, que destacou o total apoio da Secretaria de Educação e da gestão municipal na realização das ações.

Além desta, outra oficina será realizada na próxima terça-feira, 04, para a confecção de materiais lúdicos que serão utilizados  durante o desenvolvimento do projeto.   

Os voluntários ministram aulas de terça a sexta-feira, com duração de 1h30, e  bimestralmente irão realizar uma avaliação do aluno. Os voluntários participantes receberão certificados ou declaração com a hora aula referente às oficinas que irão participar, bem como, todos os trabalhos realizados como voluntariado.

 

Fonte e Fotos: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos