18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Política

Ciro e Marcelo estão entre os 100 "cabeças" do Congresso em 2019

Por: Roberto - 09/06/2019

PPN-IMG-d3f5f14775a610da2b5e.jpg

Os senadores piauienses Ciro Nogueira (Progressistas) e Marcelo Castro (MDB) estão entre os “cabeças” do Congresso, de acordo com levantamento elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). O levantamento aponta os 100 deputados e senadores mais influentes no Congresso.

É fácil compreender por que os dois parlamentares do Piauí são os únicos que figuram na lista – não há nenhum deputado do estado no levantamento: Ciro é presidente nacional do Progressistas, partido do chamado “Centrão”, que tem sido o fiel da balança na aprovação ou rejeição de pautas do Governo Federal no Congresso Nacional. Já Castro, foi ministro da Saúde do Governo de Dilma Rousseff e eleito presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) este ano. Sua principal missão é a elaboração do Orçamento.

Para fazer a classificação, o Diap adota critérios qualitativos e quantitativos, que incluem aspectos institucionais, de reputação e de decisão, a partir de postos ocupados, capacidade de negociação e liderança.

Com base nesses critérios, a equipe do departamento faz entrevistas com parlamentares, assessores legislativos, cientistas e analistas políticos e jornalistas, além de levantamentos relacionados a projetos apresentados e a discursos proferidos. São considerados também resultados de votações, relatorias, intervenções nos debates, frequência de citações na imprensa, análise dos perfis e grupos de atuação.

 

meionorte

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos