29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

23º São João de Massapê do PI encerra com apresentações culturais, festival de quadrilhas e forró

Por: Roberto - 24/06/2019

PPN-IMG-8d77c8b7554ba35cc64c.jpg

A cidade de Massapê do Piauí está em clima de festa, cultura, fé e devoção, com a realização do 23ª edição das festas juninas, que acontece paralelo à celebração do 40º festejo de São João Batista, santo padroeiro do município.

As festas juninas aconteceram nos dias 21 e 22 de junho, com vasta programação cultural, festiva, esportiva e cívica. No primeiro dia, aconteceram as inaugurações de obras importantes e shows de forró em praça pública com Lamarck, Eric Land e Fafá Santana, atraindo um grande público e movimentando a cidade.

NOTÍCIA RELACIONADA: http://www.portalpontonet.com.br/site/materia/23345/inauguracoes-e-shows-marcam-1??-dia-do-sao-joao-de-massape-do-piaui-fotos

No sábado, segundo dia do evento, a programação começou logo cedo, com a realização do Torneio Inaugural de Futebol de Salão na Quadra Poliesportiva Odair José Veloso. 18 equipes participaram da competição organizada pela Secretaria Municipal de Esportes. Ao final, o campeão foi o time dos Parças. Em segundo lugar ficou o Fúria Futsal, e em terceiro, o Chupeirinho.

À noite, após a missa novena do festejo, em praça pública, aconteceram as apresentações culturais e o festival de quadrilhas juninas. A abertura foi realizada pelas crianças da Creche Tia Biluca, com um trabalho de educação sobre cultura e os costumes da região Nordeste, que começa desde a infância. Um dos destaques foi a participação especial do pequeno Tales, uma criança com deficiência.

A segunda apresentação da noite foi feita pelos membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, que levaram ao evento o “Espetáculo Raízes”, uma sequência de coreografias e danças embaladas pelos ritmos nordestinos. A iniciativa da articulação local do Selo Unicef visa contribuir com a formação cultural e social dos adolescentes e jovens.

Após as apresentações culturais, foi realizado o Festival de Quadrilhas Juninas, com a participação de três grupos – Os Caipiras do Manelão, da Escola Municipal João Manoel da Costa; Explosão Junina, da Unidade Escolar Rafael Manoel da Costa; e Paixão Nordestina, da Escola Municipal Adriano Antônio Rodrigues.

As quadrilhas apresentaram um verdadeiro espetáculo de ritmos e coreografias. As encenações enalteceram as tradições, costumes, o cangaço, a religiosidade e a ficção.

Os grupos foram avaliados pelo corpo de jurados, formado por Paulo Assis, Douglas Diet e Renon Teixeira, que analisaram a coreografia, desenvoltura, harmonia, figurino, marcador da quadrilha, trilha sonora e o conjunto da apresentação.

Ao final, a Explosão Junina foi eleita a campeã de 2019, com 235 pontos. Em segundo lugar ficou a junina Os Caipiras do Manelão, com 196 pontos, e em terceiro, a Paixão Nordestina, que obteve 180 pontos. Também foram escolhidos o casal destaque e o melhor casal de noivos, ambos da Explosão Junina.

A premiação aconteceu logo após o anúncio dos vencedores. Na oportunidade, também foram premiados os times vencedores do Torneio Inaugural de Futsal. Ao todo, foram distribuídos 2,1 mil reais, como forma de incentivo ao esporte e a cultura.

Após a premiação, no palco do evento, o forró tradicional ganhou destaque em um show com o sanfoneiro Alvino Luz.

O prefeito do município, Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, comemorou o sucesso do 23º São João e enaltecendo as quadrilhas juninas e as apresentações culturais. “Presenciamos um verdadeiro espetáculo, digno de aplausos. Fiquei maravilhado. Quero agradecer a todos pela participação e por engrandecerem e embelezarem a nossa festa junina, que é uma tradição em nosso município.”, disse.

O gestor, que promove o São Joao desde o seu primeiro ano de governo, afirmou que mesmo diante das dificuldades não poderia deixar de realizar o evento. “Há sete anos nós realizamos o nosso São João, com o objetivo de valorizar e levar a nossa cultura para as novas gerações, como é o caso das crianças da Creche Tia Biluca, que fizeram lindas apresentações. A história do nosso povo não pode ser apagada. Nossa cultura é rica, valiosa e temos que divulgar os nossos valores.”, pontuou. Em sua fala, o prefeito dirigiu agradecimentos a todos os envolvidos na realização do São João e a toda a população que prestigiou o evento. “Foi mais um grande sucesso!”.

Além do prefeito, no segundo dia de festa, também estiveram presentes a primeira-dama Verônica Cavalcanti; a vice-prefeita Luíza Cecília; o presidente da Câmara, Rafael Veloso; os vereadores Rivaldo Carvalho, José Marilson, José Duruteu, José Juvaldi e Antônio Augusto; os secretários municipais Maria Lúcia (de Cultura), Robervan Silva (da Controladoria), Roberto Carvalho (de Esportes), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Lucileide Carvalho (de Gestão), Leonel Lopes (de Educação), Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Francivaldo Reis (de Agricultura); a presidente da Fundação Cultural São Francisco de Assis, Rosângela Silveira; dentre outros.

                                                                                                                                                                                                                                                              

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos