18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Futebol

Brasil vence Peru e leva Copa América no Maracanã

Por: Roberto - 07/07/2019

PPN-IMG-c7452e3d4532ad0fb5e6.jpg

O Brasil é campeão da Copa América 2019 pela nona vez. Com muito mais drama do que o esperado, a seleção derrotou o Peru e voltou a conquistar a competição depois de 12 anos. Gabriel Jesus foi o grande nome da final disputada na tarde de hoje no Maracanã, com um gol e uma assistência, e conduziu a vitória por 3 a 1, mesmo sendo expulso no segundo tempo.

Esse cartão vermelho deixou o jogo tenso, com a seleção peruana se lançando corajosamente ao ataque e levando perigo a Alisson. Mas os gols de Everton, Jesus - esses dois na primeira etapa - e Richarlison deram a paz que Tite e companhia tanto buscavam nesta Copa América. Paolo Guerrero descontou para o Peru, também no primeiro tempo. Ainda que a final tenha ganhado ares dramáticos, o título coroa uma campanha invicta e dominante do Brasil, capaz de ostentar o melhor ataque, com 12 gols em seis partidas, a melhor defesa, que foi vazada pela primeira vez hoje, e as melhores marcas em dribles, finalizações, passes certos e posse de bola.

Imagem: Carl DE SOUZA / AFP

Quem foi bem: Gabriel Jesus A expulsão, que pode ser vista como duvidosa, não apaga a enorme atuação de Jesus na tarde de hoje no Maracanã. Um jogador de apenas 22 anos, que sofreu com críticas pesadas na última Copa do Mundo, mas que apareceu para decidir no mata-mata da Copa América. Converteu o último pênalti contra o Paraguai, fez gol e deu assistência na semifinal contra a Argentina e repetiu essa dose contra o Peru, sempre com muita personalidade. Quem foi mal: Miguel Trauco O flamenguista até fez uma boa Copa América ofensivamente, mas contra o Brasil foi presa fácil para o melhor jogador do mata-mata da competição. Gabriel Jesus venceu a maioria dos duelos contra Trauco, como no primeiro gol brasileiro, ao driblá-lo com facilidade. Até na hora de marcar o camisa 9 canarinho se sobressaiu.

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Tite vibra como nunca para ser o 10º campeão pelo Brasil É comum ver Tite pilhado à beira do campo. Grita, gesticula e até imita o gesto dos jogadores antes de uma chance de gol. Nas comemorações, vibra, corre e abraça quem estiver em volta. Mas hoje o técnico se entregou ainda mais. Discutiu com a arbitragem, colou na linha lateral e gritou até ser possível ouvi-lo pela transmissão oficial da Copa América. Intenso como gosta que seus times sejam, até a hora de celebrar seu primeiro título pela seleção. Tite entra para um seleto grupo de apenas dez treinadores campeões com a equipe canarinho.

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Atuação do Brasil Mais um bom primeiro tempo, com toques envolventes e ultrapassagens, que podem pautar a renovação comandada por Tite após a Copa do Mundo. Mas um segundo tempo de nervosismo extremo e alguns exageros em jogadas individuais, principalmente com Philippe Coutinho. O meia, aliás, é o grande ponto de questionamento a Tite, já que esteve muito mal nesta Copa América e só foi sacado do time hoje quando a expulsão de Jesus exigiu uma mudança tática com a entrada de Militão e o avanço de Daniel Alves para o meio.

CONFIRA OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DO JOGO:

Atualizado às 19h

ACABOOOOU!!! É CAMPEÃO!!!!

Fim de jogo no Maracanã!!! O Brasil é campeão da Copa América! Nove vezes campeão!!!

Richarlison faz 3º do Brasil sobre Peru    

Gol de Richarlison!! Ele cobra no canto direito de Gallese, que cai lá para tentar fazer a defesa, mas não alcança!!  

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

É PÊNALTI PARA O BRASIL!!!

Everton rouba bola no lado esquerdo, entra na área, e é derrubado por Zambrano! O juiz marca pênalti para a Seleção!!

Atualizado às 18h40

GABRIEL JESUS EXPULSO!!

Cartão vermelho para Gabriel Jesus aos 24 minutos do segundo tempo!! Ele disputa bola no alto com Zambrano no lado esquerdo do ataque do Brasil e recebe o segundo amarelo ao derrubar o peruano!! Está expulso!!

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Gabriel Jesus sai muito bravo de campo e faz gestos de que o juiz está roubando o Brasil no jogo!

Gabriel Jesus deixa o campo visivelmente revoltado. Em sequência, ele deu uma bica na garrafa d'água da área técnica do Brasil, um soco na cabine do VAR e um empurrão num totem da Conmebol que fica logo atrás da cabine.

Atualizado às 18h10

Neymar assiste da arquibancada a duelo pela taça 

Neymar esteve presente no Maracanã para a decisão da Copa América entre Brasil e Peru. O atacante, cortado por causa de uma lesão no tornozelo, chegou para a festa de encerramento, comandada por Anitta, e assistiu ao jogo ao lado do filho Davi Lucca e de Rogério Caboclo, presidente da CBF. 

Juan Mabromata/AFP

 Mesmo fora da relação, Neymar apareceu como "24º jogador" na campanha da Seleção. Após a semifinal, contra a Argentina, o atacante participou da festa no vestiário após a vitória e ainda consolou o parceiro Messi. 

Bolsonaro e Moro assistem à final no Maraca

Vídeo incorporado

globoesportecom?@globoesportecom

Olha o gol, olha o gol... Assista a Brasil x Peru ? http://glo.bo/2S09WtQ  #CopaAmerica

1.339

17:26 - 7 de jul de 2019

378 pessoas estão falando sobre isso

Jair Bolsonaro se segurou para não ir ao chão neste domingo, no Maracanã. Na comemoração do gol do Brasil, marcado por Everton, o presidente se apoiou em Sérgio Moro para não cair.

Acompanhado do ministro da Justiça, o presidente chegou ao estádio para a festa de encerramento, antes mesmo do apito inicial, e assistiu ao jogo ao lado de Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol; Agustín Lozano, presidente da federação peruana de futebol; Wilson Witzel, governador do Rio de Janeiro; general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e mais autoridades. 

Bolsonaro foi participativo durante o ciclo da Copa América. Além da decisão, o presidente também esteve presente na estreia contra a Bolívia e na semifinal contra a Argentina. 

Atualizado às 18h

Fim do primeiro tempo e IntervaloGol de Gabriel Jesus! Já nos acréscimos, Firmino rouba bola no lado direito, Arthur fica com a bola, aciona Gabriel Jesus na meia-lua, ele domina e chuta no canto direito de Gallese!! Um liiindo gol!

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press

Guerrero marca para o Peru

Gol de Paolo Guerrero! O atacante cobra no canto esquerdo de Alisson, que cai no canto direito, e os peruanos empatam a partida! É o primeiro gol sofrido pelo Brasil na Copa América!

Pênalti para o Peru

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Cueva tabela com Flores na esquerda, tenta devolver a bola, que bate no braço de Thiago Silva!! O zagueiro dava o carrinho com o braço apoiado no chão, e a bola bate em sua mão! Guerrero na bola!!

Atualizado às 17h20

Éverton põe Brasil à frente do Peru É gol do artilheiro isolado da Copa América! Daniel lança Gabriel Jesus na direita, o camisa 9 chama Trauco para dançar, cruza na medida para Everton, livre na esquerda, chegar chutando de primeira para abrir o placar aos 13 minutos do primeiro tempo.

Brasil e Peru decidem final da Copa América

Brasil e Peru iniciam o confronto neste domingo (07), no Maracanã, no Rio de Janeiro, em partida válida pela final da Copa América. O Brasil sempre foi campeão quando sediou a Copa América. E, nesta edição de 2019, goleou a seleção peruana por 5 a 0 na primeira fase da competição. Entretanto, jogadores colocam para escanteio qualquer favoritismo para a decisão. 

Marcelo Machado de Melo/Fotoarena/Agência O Globo

A seleção principal traz boas lembranças da sua última exibição no estádio. Venceu a Espanha, há seis anos, pela Copa das Confederações. Daniel Alves, Thiago Silva e Filipe Luís são os remanescentes daquele time.

A seleção peruana aposta no crescimento do time durante a competição. Após a fase inicial, quando se classificou em terceiro lugar e perdeu de 5 a 0 para os brasileiros, os peruanos eliminaram os uruguaios nos pênaltis e derrotaram os chilenos, com uma atuação convincente de 3 a 0, nas semifinais.

Copa América tem encerramento com brilho de Anitta e "Neymar mirim" 

A cantora Anitta se apresentou num breve show no gramado do Maracanã, no domingo (7) à tarde, protagonizando um dos momentos de maior repercussão entre torcedores durante a festa de encerramento da Copa América. A carioca se apresentou ao lado do cantor Pedro Capó, de Porto Rico, convidado especial do Comitê Organizador Local do torneio.

Imagem: Wagner Meier/Stringer

Ainda não havia completado nem mesmo a segunda (e última música), e a cantora já estava nos trending topics do Twitter como um dos assuntos mais comentados do Brasil na rede social. Ela ainda prestou homenagem a João Gilberto, que morreu ontem (6). Também agitou a festa de encerramento do torneio, pouco antes de a bola rolar para a final entre Brasil e Peru, o menino João Victor Cardoso Macena, de 10 anos, selecionado em uma agência de modelos do Rio de Janeiro como "mini Neymar" para interpretar o pequeno jogador da seleção brasileira durante a cerimônia de abertura da Copa América.

 

meionorte

 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos