21/Jul/2019
Domingo - 21 de Julho de 2019
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

MASSAPÊ: Em clima de São João, culminância do Projeto Viva o Semiárido é realizado em escola do povoado São Francisco

Por: Roberto - 09/07/2019

PPN-IMG-8da8e7c814c3c485424c.jpg

 

A escola da rede municipal de ensino Manoel Joaquim de Carvalho, localizada no povoado São Francisco, zona rural de Massapê do Piauí desenvolveu o Projeto Viva o Semiárido, onde  promoveu diversas atividades voltadas a educação do campo.

Dentro tema,  "Educando para uma alimentação saudável",  foi trabalhando  com os educandos, através  do cultivo de hortaliças,  essa temática desconstruindo o esteriótipo historicamente construído,  de que no seminário não é possível produzir.

As atividade  oportunizou  aos estudantes, a realização de práticas relacionadas aos conhecimentos cotidianos, adquirindo hábitos que possam contemplar melhor os princípios, associados ao dia-a-dia do aluno, bem como desconstruir a imagem de negação acerca do semiárido, pensando numa visão de perspectiva e possibilidades, relacionados a agricultura familiar, resgatando e valorizando os hábitos alimentares tradicionais.

O projeto teve como objetivos, desenvolver práticas educativas através da produção e cultivo de hortaliças agroecológicas, sensibilizar para hábitos alimentares saudáveis, estimulara comunidade escolar para o contato direto com a terra, na preparação do solo para a produção de hortaliças, e promover conhecimento sobre uma alimentação saudável, experimentando na própria cozinha e na merenda escolar.

 Dentre as ações realizadas, destaque para o plantio de uma hora construído no pátio da escola, na qual os produtos já estão sendo utilizados na merenda  escolar. Destaque também para a produção de uma maquete feira pelo aluno Francisco Emanoel, onde retratou a uma casa típica do semiárido piauiense, mostrando adjetivos de  que é possível sobreviver e bem no campo.

A Culminância do projeto, aconteceu em clima de São João,  na noite de sexta-feira, 06, na referida escola, quando  foram apresentados  e expostos pelos alunos todo que foi realizado durante o projeto, onde os professores e educandos enalteceram as potencialidades do semiárido.

Na abertura, o secretário de Educação,  Leonel Lopes, saudou a todos, parabenizou a escola pelo excelente trabalho realizado, os alunos por todo empenho. "E possível ver  o  engajamento de todos no projeto, podendo assim contextualizar  a teoria com prática, onde quero  frisar ainda a participação dos pais que é muito importante, pois percebemos que a comunidade  está integrada com  a escola,  que  proporcionou o melhor desenvolvimento do trabalho aqui realizado, e  que ficou muito bom. Parabéns a todos", disso o gestor da pasta.

"São com incetivos como este, de participação da comunidade, que  a gente produz uma educação mais participativa e inclusiva  em que podemos colher bons frutos futuramente", finalizou.

O diretor da escola, Joaquim Carvalho, agradeceu a toda a equipe da escola pela realização do Projeto Viva o Semiárido. " A empenho de todos foi essencial para a realização do projeto e desse momento e culminância das ações, o sentimento é de gratidão e parabéns a todos". disse

Também se pronunciaram,  a supervisora de ensino, Zefinha Carvalho, a Chefe de Gabinete José Erenido, e a secretária de Gestão e Planejamento Lucileide Carvalho e a coordenadora Feliciana Carvalho, que enalteceram tudo que foi produzido.

Diversas apresentações foram realizadas. Inicialmente professores na escola, recitaram  um cordel,  houve apresentação  sobre a importância da chuva para as plantinhas,  poesia, coreografia musical,  a dança do cadeeiro e  do forró, apresentação das atividades desenvolvidas em vídeo, e das quadrilhas 'Flor de Mandacaru e  Arrasta Pé.

Foram expostos amostras de artesanato, comida típicas, experimento sobre erosão do solo, demostração de solos predominantes  da  região.

O evento finalizou com a entrega de premiação da Prova Massapê e do concurso  de leitura. Foram premiados os três primeiros colocados, o segundo e terceiro lugar ganhou presentes e medalhas e os primeiros colocados, ganhou um dia de lazer no Tibungo Park, localizado na cidade de Francisco Macedo.

                                                                                                                                                                                                                       Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos