29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê, Saúde realiza mobilização e orienta no combate ao mosquito da dengue

Por: Roberto - 01/08/2019

PPN-IMG-2b232453b284437da66e.jpg

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na manhã desta quarta-feira, 31 de agosto, uma caminhada pelas ruas da cidade com o objetivo de chamar a atenção da população para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

A mobilização teve início na Unidade Básica de Saúde, na entrada da cidade, e percorreu a principal Avenida, encerrando na Praça Matias Costa, onde o agente de endemias, Jociel de Lacerda Brito, passou importante orientações para a população sobre prevenção e sobre o mosquito.

O agente orientou para as formas de reprodução do mosquito, para os horários de maior risco de contaminação, nas primeiras horas da manhã e no final da tarde, e esclareceu que a fêmea do mosquito é a transmissora das doenças. “A fêmea pode percorrer uma distância superior a 2 km. Ou seja, um mosquito pode percorrer toda a cidade de Massapê.”, disse.

Jociel chamou a atenção para atitudes de prevenção. A principal delas é evitar o acúmulo de água em recipientes abertos, uma vez que o mosquito deposita seus ovos nesses locais. O profissional orientou a população a lavar bem e semanalmente os depósitos de água, utilizando uma bucha ou uma escova.

Em sua breve fala, o agente de endemias destacou a importância da participação da população. “Como o mosquito Aedes Aegypti tem hábitos domésticos, o combate depende, sobretudo, do empenho da população. Nós, profissionais, além da conscientização, trabalhamos também com produtos químicos, que age justamente no combate a proliferação desse mosquito. A gente faz seis ciclos no ano e tem encontrado muitas incidências em Massapê. Portanto, é importante que todos nós nos demos as mãos para uma ação conjunta, profissionais da saúde e a população.”, pontuou.

Após a concentração em praça pública, os profissionais da saúde realizaram abordagens educativas, com distribuição de panfletos e a fixação de adesivos com as orientações de prevenção e controle do mosquito, como tampar caixas d’água, toneis e latões; manter limpos os bebedouros de animais; guardar garrafas vazias com o gargalo para baixo; guardar pneus sob abrigos; manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises; não acumular água nos vasos de plantas; dentre outros.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos