18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Aluno da Uespi cria aplicativo para o Parque Nacional de Sete Cidades

Por: Roberto - 23/08/2019

PPN-IMG-764c58fbca1f4ce2a90a.jpg

O estudante de Ciências da Computação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Piripiri, Vinícius da Silva, produziu um aplicativo sobre o Parque Nacional de Sete Cidades que funciona como um catálogo virtual, com informações dos pontos de visitação, preços e planos de passeio, mapas, como chegar ao parque e imagens dos locais visitados.

O estudante conta que teve a ideia de criar o aplicativo PARNA Sete Cidades por conta de uma carência do local. O app está em constante atualização com o objetivo de torná-lo melhor e mais informativo.

Apresentado à sociedade no Congresso Nacional das Unidades de Conservação do Delta do Parnaíba (Coruc), o aplicativo, segundo o seu criador, é um importante difusor de informações do parque. “O parque é um ótimo centro de turismo e todos precisam conhecer. O parque já tinha redes sociais, agora tem um app também. Por meio dele, as pessoas podem se interessar e saírem de suas casas para visitar o parque, independentemente da distância”, pontua.

Segundo o chefe do parque, Waldemar Justo, a ligação com o jovem estudante surgiu quando foi aberto um edital no Parque Nacional de Sete Cidades para a seleção de novos condutores. “O Vinícius fez parte desse processo seletivo, foi entrevistado e vi a capacidade dele. Devido ao interesse dele em estar conosco e colocar em prática os seus conhecimentos, tornou-se bolsista do parque”, pontua.

Ainda segundo o chefe do parque, a bolsa dada ao estudante é a comprovação da boa relação do parque com a Uespi. “Tive reuniões com coordenadores de cursos, professores, alunos e contei as demandas do parque. Com isso, a estação meteorológica do Parque foi restaurada e o aplicativo foi criado. O aplicativo é mais ecológico, pois é melhor ter informações sobre o Parque pelo celular que em papéis, que muitas vezes as pessoas veem e jogam fora, às vezes até dentro do parque”, acrescentou.

De acordo com o professor do curso de Ciência da Computação da Uespi de Piripiri, Vigno Moura, a cooperação técnica da Uespi com o Parque tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento tecnológico dele. “Nós queremos fazer um parque tecnológico. Almejamos fazer um sistema de realidade aumentada com muitas informações sobre o parque. Temos o interesse, também, de colocar câmeras no espaço e uma rede interna de internet. Além disso, inserir o modelo de pagamento em cartão. O objetivo é fazer uma espécie de revolução, com o intuito de atrair mais visitantes, gerar mais renda e fazer com que o parque cresça cada vez mais”, finaliza.

Parque Nacional de Sete Cidades

O Parque Nacional de Sete Cidades, situado no nordeste do estado do Piauí, nos municípios de Piracuruca e Brasileira, possui uma área de 6.221,48 hectares com um perímetro de 36 Km. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), o Parque foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, turismo e preservação.

 

 

Fonte: Com informações da Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos