18/Apr/2024
Quarta-Feira - 17 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

MASSAPÊ: Escola do interior promove evento cultural, homenageia pais e premia alunos destaques

Por: Roberto - 24/08/2019

PPN-IMG-264e2408a3c01c244eb6.jpg

A Escola Municipal Duruteu de Barros Filho, situada na comunidade Porteiras, zona rural de Massapê do Piauí, promoveu na noite desta sexta-feira (23) um evento cultural com diversas atividades, desde homenagens aos pais, premiação de alunos destaques e apresentações culturais.

O evento foi realizado com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e reuniu a comunidade escolar em uma noite de integração, socialização e entretenimento. A acolhida à comunidade foi feita pela diretora Vilma Veloso, pela supervisora de ensino, Josefa Carvalho, vereador José Duruteu (Filô), pela secretária de Gestão, Lucileide Carvalho, e pelo secretário de Educação, Leonel Lopes, que boas-vindas a todos.

“Sejam todos bem vindos. Obrigado por aceitarem o nosso convite e estarem conosco nessa noite para participarem da nossa primeira noite cultural.”, disse Vilma.

Parte das apresentações foram protagonizadas pelos alunos da própria escola, como a coreografia da música ‘Pano Encantado’, a recitação de poemas e as mensagem aos pais. A participação deles atraiu a atenção dos olhares de todos os presentes.  Quem também abrilhantou o evento foi o grupo NUCA Jovem, que apresentou coreografias das músicas ‘Xote das Meninas’ e ao ritmo do ‘Carimbó’. Eles também cantaram uma paródia em homenagem aos pais da comunidade.

 

 

 

Durante o evento foi realizada a cerimônia de premiação de quatro alunos que se destacaram na Prova Massapê, que foi aplicada no dia 14 de novembro de 2018 para os alunos do 4º e 8º ano do Ensino Fundamental.

Antes de premiar os quatro melhores alunos da Escola, o secretário de Educação, Leonel Lopes, falou sobre a Prova Massapê, definindo como um mecanismo de diagnóstico da qualidade do ensino e aprendizagem na Rede Municipal e um instrumento de gestão. “A partir dos dados da prova, a gestão vai planejar e realizar políticas de valorização da qualidade da educação de acordo com a realidade de cada escola.”, disse, salientando, ainda, a preparação dos alunos de 4º e 8 º ano para a avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação Básica.

 

 

A aluna destaque foi Ana Ketley, que ficou em primeiro lugar na Escola Duruteu de Barros Filho e em toda a Rede Municipal. Ela ganhou duas medalhas e um dia de lazer no Tibungo Park Aquático. Em segundo lugar na Escola ficou Elisvan da Costa Silva, seguido de Iure de Lima Velos, em terceiro, e Camylla Vitória de Lima Barros, em quarto lugar, que também receberam medalhas e presentes.

Dentro da atividades comemorativas aos Dia dos Pais, a Escola realizou o sorteio de prêmios entre todos os pais de alunos. O último prêmio, um ventilador, teve como ganhador o vereador José Duruteu, o Filô, que após receber, doou para ser novamente sorteado entre todos pais presentes no evento.

 

 

 

Ao final, foi cantado os parabéns para os pais, servido o lanche e o bolo comemorativo.

A supervisora da Rede Municipal de Ensino, Josefa Carvalho, parabenizou aos professores e a todos que fazem a referida escola. “A gente conhece de perto o trabalho de vocês. Sabemos que estão aqui para contribuir com a educação desses alunos. E hoje, fruto dessa contribuição, fazemos a entrega de medalhas de uma aluna que está em primeiro lugar no ensino de Massapê. Isso pra gente é uma grande alegria, vir aqui e dizer pra vocês que nós temos uma aluna nas Porteiras que está em uma das primeiras colocadas na prova Massapê.”, disse.

O vereador Filô, morador do povoado Porteiras, parabenizou aos alunos das Porteiras e a gestão pela iniciativa de ir até a comunidade premiar os alunos. “Quem mora aqui sabe que as Porteiras sempre teve ótimos alunos, mas nunca foram mostrados, nunca foram valorizados, nunca receberam premiação nenhuma, e essa gestão está de parabéns por essa iniciativa de vir aqui parabenizar cada aluno. É importante fazer isso, premiar e estimular eles a estudarem mais. A nossa comunidade está de parabéns.”, disse.

Em sua fala, Lucileide Carvalho, secretária de Gestão e Planejamento do município, parabenizou a comunidade Porteiras pelas mentes brilhantes que tem. “Cada pai aqui deve ser orgulhoso do filho que tem. […] Quero parabenizar a Educação e, em especial, aos professores desta escola, porque se hoje temos aqui uma das melhores alunas da Prova Massapê a nível de município, se deve a dedicação dos alunos e, principalmente, dos professores. Esse mérito também é de vocês. Parabéns!”, afirmou.

O gestor da Educação, Leonel Lopes, falou do seu entusiasmo com os eventos culturais que tem ocorrido nas escolas. “É com muita alegria que nós estamos aqui nas Porteiras fazendo esse primeiro evento cultural. A gente já realizou em outras escolas, no povoado São Francisco e na Gangorrinha, e hoje estamos nas Porteiras, na terceira escola. É um evento que nos entusiasma muito porque aqui estamos aproximando a Educação da comunidade, estamos promovendo a cultura, desenvolvendo a capacidade dos alunos de se apresentarem, além de movimentar a comunidade, reunir os moradores e promover a confraternização de toda a comunidade escolar.”, disse.

Além dessas autoridades, também estiveram presentes a coordenadora do Senso Escolar, Lucineide Francisca; a coordenadora da Educação Infantil, Cinthya Denise; a coordenadora de Núcleo Escolar e mobilizadora de adolescentes do Selo Unicef, Lúcia Sousa; Feliciana, coordenadora escolar; José Filho, coordenador de núcleo escolar; Socorro Coutinho, formadora da Educação Infantil; e os professores Francisco de Assis, Maria Jerusa, Francisco das Chagas, Edileusa, Edivaneide, Vanderléia e Nazaré.

                                                                  Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos