20/Apr/2024
Sábado - 20 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê do Piauí, Saúde inicia ciclo de capacitação dos profissionais

Por: Roberto - 28/08/2019

PPN-IMG-fc7fe02ea805446ff68f.jpg

A Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, 28, o ciclo de capacitação dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde que integram a Rede de Atenção Básica.

A ação, segundo a secretária Deliany Cavalcanti, é parte do plano de educação permanente dos profissionais da Saúde, com vistas na implementação dos serviços e a oferta de um atendimento com mais qualidade.

A primeira capacitação teve como público alvo as enfermeiras e técnicas de enfermagem e teve como tema a vacinação. As vacinas são uma das intervenções em saúde pública de maior efetividade, que demonstram um maior impacto na redução das doenças e de mortes no Brasil e no mundo inteiro.

“A cada dia são feitas novas pesquisas, estudos e são desenvolvidas novas vacinas. Hoje são vacinadas não apenas crianças, mas adolescentes, mulheres grávidas, idosos, portadores de doenças crônicas, e isso requer a atualização técnica para os profissionais da sala de vacinação, para que tenham conhecimentos técnicos sobre a guarda, o manuseio e a aplicação, dentre outras informações.”, disse Deliany.

A primeira capacitação, com duração de oito horas, está sendo ministrada pela enfermeira Joice Araújo, especialista em saúde na família em enfermagem obstétrica e vigilância em saúde.

Ela explicou sobre o conteúdo. “O curso de atualização em imunização envolve todos os conceitos, desde o conhecimento das vacinas, a técnica, composição, os prazos a serem respeitados, e, também, a importância da cobertura vacinal. É um tema que requer constante treinamento, porque o Ministério da Saúde está sempre lançando novas notas técnicas que a gente precisa estar seguindo. Também em decorrência desses casos de sarampo que está ocorrendo em todo o Brasil.”, disse, salientando que um profissional capacitado resultará em uma melhor qualidade dos serviços que são ofertados à população.

A gestora da Saúde salientou que além da produção e de uma boa prestação dos serviços públicos à população, o município se preocupa, também, com a qualificação dos profissionais, por isso, realizará diversos cursos até o final do ano.

Na oportunidade, Deliany anunciou que no dia 04 de setembro, às 14h, na Academia de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizará um encontro com todos os profissionais que atuam na saúde, quando será abordada a temática “Cuidando de quem cuida” em uma palestra que será ministrada pela psicóloga Graça Moura. No mesmo dia, às 17h, acontecerá a abertura da ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio e de valorização da vida. O evento é aberto a toda a população e também contará com a participação da Dra. Graça Moura, que vai coordenar uma roda de conversa.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos