29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

MASSAPÊ: Saúde entrega equipamentos ortopédicos e beneficia pessoas com deficiência

Por: Roberto - 05/10/2019

PPN-IMG-4149a9fb861519bed22e.jpg

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Massapê do Piauí e o Governo do Estado, por meio do programa ‘Passo à Frente’, está proporcionando mais qualidade de vida para dezenas de pessoas de diversas faixas etárias, desde crianças até idosos.

Na tarde da última quinta-feira (3), no Ginásio Poliesportivo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma importante ação, a entrega de mais de 180 equipamentos ortopédicos para pessoas que tem deficiência física ou dificuldade de locomoção.

Foram entregues órteses, próteses, cadeiras de rodas comuns e adaptadas, cadeira de banho com rodas, muletas, bengalas, andadores e sapatos para pé diabético, beneficiando a pacientes como Arnon Osmundo, que recebeu vários itens como muleta, bengala, par de sapato e uma órtese.

Deliany Cavalcanti, secretária de Saúde de Massapê, explicou o processo de aquisição do material. “Essa ação é fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Massapê, por meio da Secretaria de Saúde, e o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência e o CEIR, o Centro Integrado de Reabilitação.”.

Em sua fala, a gestora manifestou a felicidade de estar contribuindo com a melhoria na vida das pessoas e enalteceu o trabalho realizado pela equipe da Saúde nas etapas do programa. “Hoje é momento de alegria e conquista, principalmente para os beneficiários, que estão recebendo meios auxiliares de locomoção que irão trazer mais facilidade nas atividades do dia a dia.”, disse.

A fisioterapeuta Bruna Leal, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que participou de todo o processo de aquisição dos equipamentos, falou da importância da ação, por permitir que pessoas como idosos, possam envelhecer com mais qualidade de vida.

“Quem tem todas as funções corporais preservadas ou quem não tem parente próximo que necessite de um equipamento destes, talvez não saiba da tamanha importância desse momento. Ao entregar uma cadeira de todas, a gente está devolvendo mais funcionalidade e mais independência para a pessoa.”, disse.

O vereador Rivaldo Carvalho participou da cerimônia e parabenizou a iniciativa do Governo Municipal em aderir ao programa e adquirir os equipamentos e trazer mais qualidade de vida aos beneficiários. “É mais um momento histórico em Massapê, pois antes nunca havia sito entregue tantos equipamentos ortopédicos, melhorando a vida dessas pessoas que necessitam de um cuidado especial. Por isso, quero parabenizar a gestão e toda a equipe da Secretaria de Saúde por essa realização.”, disse.

O prefeito Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, definiu o momento como ímpar e falou da prioridade que a sua gestão tem dado à área da Saúde. “É um momento ímpar, mais uma grande conquista da nossa gestão, que está empenhada e determinada para garantir a melhor saúde para a população do nosso município. Hoje nós podemos proporcionar mais qualidade de vida a essas pessoas que precisam de um cuidado especial, que tem alguma deficiência ou dificuldade de locomoção. Imagine a melhoria que vai trazer uma cadeira de rodas na locomoção mesmo dentro de casa, ou na hora de ir ao médico, a um evento.”, disse.

O gestor falou sobre a implantação e a descentralização dos serviços de fisioterapia no município, iniciados na sede e hoje ofertados também no povoado São Francisco, distante cerca de 24 km da cidade, evitando que pacientes necessitem se deslocar até a UBS da cidade para fazer o tratamento fisioterapêutico. Chico Carvalho anunciou mais melhorias. “Essa semana estamos concluindo a UBS do povoado Porteiras. Vamos implantar lá também mais uma unidade de fisioterapia. Estamos concluindo também a UBS da comunidade Poço Redondo, que em breve vamos entregar toda equipada e com mais uma unidade de fisioterapia.”, disse.  

Outra novidade foi a realização de mutirões de saúde em comunidades rurais estratégicas, com atendimentos das equipes de saúde e a realização de exames, dentro das campanhas “Outubro Rosa”, de prevenção ao câncer de mama e colo uterino, e “Novembro Azul”, de prevenção ao câncer de próstata.

Também estiveram presentes no evento a primeira-dama Verônica Cavalcanti, secretária de Gestão e Planejamento, Lucileide Carvalho, a coordenadora da Atenção Básica, Claudete Batista, o vereador José Duruteu (Filô), dentre outros.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos