11/Nov/2019
Segunda-Feira - 11 de Novembro de 2019
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê do Piauí, Saúde realiza campanha ‘Outubro Rosa’

Por: Roberto - 24/10/2019

PPN-IMG-e11e56c1344f8eeaa039.jpg

Outubro é conhecido mundialmente como o mês voltado para ações relacionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de mama, com o objetivo de disseminar informações importantes e mobilizar as mulheres a realizarem exames preventivos.

É neste mês que os municípios realizam a campanha ‘Outubro Rosa’, uma iniciativa considerada fundamental para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é silenciosa, mas, se diagnosticada e tratada, aumenta para 95% as chances de cura.

E é com esse objetivo, de orientar e conscientizar as mulheres para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença, que a Prefeitura de Massapê do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades alusivas à campanha ‘Outubro Rosa’.  

Foram realizados encontros com mulheres nas Unidades Básicas de Saúde do povoado São Francisco e Peixe nos dias 09 e 16 de outubro, respectivamente, e nesta quarta-feira, 23, na Academia de Saúde, na sede. Em todos esses encontros, uma equipe multiprofissional abordou a temática através de palestras e dinâmicas.

Na cidade, a médica Dra. Mariana Dias ministrou uma palestra onde enfatizou a importância da mulher conhecer suas mamas, realizar o auto exame e ficar atenta a quaisquer alterações. Informou, também, que mulheres com idade superior a 50 anos devem realizar a mamografia de rastreamento, destacando que o Sistema Único de Saúde, o SUS, garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres.

Outros pontos abordados foram os fatores de risco não modificáveis — relacionados à idade da mulher, genética, histórico familiar, etc. — e os modificáveis, que são aqueles que podem ser diminuídos conforme o estilo de vida e as decisões da própria pessoa, como ser mãe antes dos 30 anos, amamentar, evitar o uso de álcool, praticar atividade física, manter um peso saudável.

Na oportunidade, a médica da Estratégia de Saúde da Família I fez as solicitações do exame de mamografia para as mulheres que estão na faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde.

Em seguida, foi a vez da nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Dayara Sousa, ministrar uma palestra com o tema “Prevenção da Câncer de Mama através da Alimentação”. Segundo ela, o consumo de alimentos saudáveis em uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas são formas de prevenir a doença.

“Consumir alimentos de boa qualidade tem papel fundamental na prevenção do tumor.”, disse, orientando para a ingestão de mais carnes brancas, como peixe e frango, e menos carne vermelha, alimentos gordurosos e alimentos industrializados, processados e de preparo rápido. Dayara finalizou sua participação repassando a receita e ensinando o preparo do ‘sal de ervas’.

Outra profissional do NASF a participar do encontrou foi a psicóloga Débora Sá, que explanou sobre a importância da autoestima no tratamento do câncer. Segundo ela, a descoberta de uma doença nunca é fácil, e quando se trata de um câncer de mama, por exemplo, a situação é agravada, no entando, encarar o problema com otimismo e coragem, torna o tratamento mais eficaz. A psicóloga exibiu um vídeo sobre a importância e como ajudar os pacientes em tratamento e conduziu uma dinâmica sobre o acolhimento.

A última palestra foi ministrada pelo odontólogo do Programa de Saúde Bucal, José Maria, que abordou sobre a importância do acompanhamento odontológico durante o tratamento do câncer. O dentista informou que os pacientes diagnosticados com câncer devem ser examinados pelo cirurgião-dentista, de forma que o tratamento odontológico, preferencialmente, anteceda o oncológico. O objetivo é eliminar infecções de origem endodôntica e da mucosa bucal.

A secretária de Saúde, Deliany Cavalcanti, participou do encontro e falou sobre o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão municipal na prevenção ao câncer de mama. A gestora destacou que o ‘Outubro Rosa’ é uma ação simbólica, com o objetivo de chamar ainda mais a atenção da população, sobretudo, a feminina, mas que a Secretaria de Saúde disponibiliza os exames preventivos durante todo o ano.

A dona de casa Firmina Raimunda da Conceição foi uma das mulheres que participaram do encontro do ‘Outubro Rosa’ na cidade. “Gostei muito. Ouvi muita informação boa. Eu via passar na televisão que as mulheres idosas tinham que fazer esse exame. Aí eu dizia: tomara que vem pra o Massapê. E hoje eu ‘tô’ aqui participando e vou pedir pra doutora a solicitação do exame. Eu não estou sentindo nada, mas já tenho 66 anos e nos meus dias de vida eu nunca fiz esse exame. [...] Tô idosa e vou cuidar de minha saúde.”, disse.   

Também participaram do encontro outros profissionais da Saúde, como a coordenadora da Atenção Básica, Claudete Batista, as enfermeiras Rosa Andrea e Gabriela Batista, a fonoaudióloga Rafaely Dantas, as técnicas em enfermagem Ana Júlia e Maria das Mercês, a técnica em saúde bucal, Luciene Coutinho, os agentes comunitários de saúde, Edelson Costa e Maciel Tuquinha.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos