11/Nov/2019
Segunda-Feira - 11 de Novembro de 2019
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

MASSAPÊ: Saúde promove palestra destinado aos profissionais de Saúde da Atenção Básica

Por: Roberto - 31/10/2019

PPN-IMG-b17aa1b9e15616c35cd5.jpg

Profissionais de Saúde da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Massapê do Piauí, participaram nesta quarta-feira 30, de uma palestra ministrada pela psicóloga Dra. Debora Sá.  A palestra aconteceu na Unidade Básica de Saúde –UBAS  e reuniu coordenadores da Atenção Básica, profissionais da saúde e técnicos e agentes comunitários de saúde.

A palestrante enfatizou sobre a educação permanente, adotadas pelo o Ministério da Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos seus profissionais e trabalhadores, buscando articular a integração e o trabalhar em equipe nas ações ofertados no serviço de saúde.

A palestrante abordou ainda sobre a violência sexual e familiar na atenção básica, segundo a Organização Mundial da Saúde reconhece a violência como um grave problema de saúde pública, além de constituir uma violação dos direitos humanos. Ela representa um risco maior para a realização do processo vital humano, ameaça a vida, altera a saúde, produz enfermidade e provoca a morte como realidade ou como possibilidade próxima.

A violência, além de ser uma questão política, cultural, policial e jurídica, é também, e principalmente, um caso de saúde pública. A violência não é um problema específico da área da saúde. No entanto, ela a afeta, já que muitas vítimas adoecem a partir de situações de violência.

É importante destacar que a violência acontece no mundo todo e atinge pessoas de todas as idades; independe de sexo, raça, religião, nacionalidade, escolaridade, opção sexual ou condição social.

 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos