11/Nov/2019
Segunda-Feira - 11 de Novembro de 2019
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Massapê do Piauí abre a Semana do Bebê com foco na 1ª infância com amor

Por: Roberto - 05/11/2019

PPN-IMG-3e034a8d42a2bb5c2495.jpg

“Acolher, cuidar, proteger a 1ª infância com amor”. Esse é o tema da V Semana do Bebê de Massapê do Piauí, que teve início nesta terça-feira, 05 de novembro. O evento de abertura aconteceu no Galpão do Mercado Público Municipal, com a participação de autoridades locais, profissionais de diversas áreas e o principal público alvo da mobilização, as crianças com idade de até seis anos de vida.

Na cerimônia, o tema, os objetivos e a importância da Semana do Bebê foram explanados pela fisioterapeuta Bruna Leal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

“A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do Unicef para segurar atenção adequada a crianças de até seis anos de idade. O seu objetivo é tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros, para isso, é preciso assegurar às crianças o direito à proteção, à saúde e à educação de qualidade, garantindo assim sua sobrevivência e plano desenvolvimento.”, disse.

A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Claudete Batista, explanou sobre os critérios para a escolha do “Bebê Prefeito” da Semana 2019. Segundo ela, a mãe deve ter mais de 20 anos, ter feito pelo menos sete consultas no pré-natal e ter tido o bebê, preferencialmente, por parto normal e estar amamentando.

No evento, também foram realizadas apresentações culturais com o Grupo de Balé e o músico Renato Sanfoneiro, do projeto “Descobrindo Talentos”, que é desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, por meio do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Nos pronunciamentos, autoridades também destacaram a importância da realização da Semana do Bebê, evento que foi criado na gestão do prefeito Chico Carvalho, que regulamentou através de Lei Municipal e instituiu como um evento oficial do município.

Joelma Araújo, articuladora do Selo Unicef no município, afirmou que será uma semana de aprendizado e troca de muitas experiências. “Durante essa semana a gestão e todos nós, a sociedade, a família, teremos um olhar diferente para as nossas crianças. Essa mobilização, que é a Semana do Bebê, vem para reforçar a atenção que já existe com a primeira infância através da Saúde, da Educação e da Assistência Social.”, disse.

Leonel Lopes, secretário de Educação, parabenizou a gestão pela realização de mais uma Semana do Bebê e destacou a participação de Educação, afirmando que as crianças merecem essa semana e toda a primeira infância de cuidados especiais para que possam crescer e desfrutar de um futuro brilhante. “As nossas escolas estão de portas abertas para receber a todos os profissionais que atuarão na Semana do Bebê de Massapê do Piauí.”, disse.

O vereador Rivaldo Carvalho também parabenizou a gestão e a todos os envolvidos em promover a Semana do Bebê. “Esse é um momento importante na vida dessas crianças, que vai levar não somente diversão e alegria, mas cuidados com a saúde e orientações para as crianças, as gestantes e a família. A Semana do Bebê demonstra a preocupação, o zelo e o compromisso da gestão com a primeira infância.”, disse.

“A Semana do Bebê enfatiza a importância dos cuidados com a primeira infância, eles que merecem a nossa atenção e cuidado, pois serão a futura geração de adultos.”, disse Lucileide Carvalho, secretária de Gestão, parabenizando a todas as Secretarias e profissionais envolvidos na realização da Semana. “Massapê está de parabéns por ter pessoas comprometidas e empenhadas em desenvolver ações que priorizam as crianças.”, pontuou.

Deliany Cavalcanti, secretária de Saúde, reforçou os objetivos da Semana do Bebê em melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e suas famílias, e salientou que cuidados com a saúde das crianças nos primeiros anos de vida são essenciais para garantir seu desenvolvimento integral. “Em Massapê a primeira infância tem sido uma prioridade. A Semana do Bebê foi criada e instituída na gestão do prefeito Chico Carvalho, e hoje nós estamos abrindo a quinta edição, que vem para reforçar todo o trabalho da gestão em prol da primeira infância.”, disse.

Ao final, foi servido um lanche para todos os presentes.

Além das autoridades que se pronunciaram, também estiveram presentes na mesa de honra o vereador presidente da Câmara Municipal, Rafael Silva, a secretária de Assistência Social, Remédios Morais, o secretário de Esportes, Roberto Carvalho, a secretária de Cultura, Maria Lúcia, a coordenadora do CRAS, a supervisora da Rede Pública Municipal de Ensino, Josefa Carvalho, Fernanda Coutinho, e a mobilizadora de adolescentes do NUCA, Lúcia Sousa.

Mais atividades

A programação da V Semana do Bebê prosseguiu à tarde, no povoado Porteiras, zona rural do município. O evento mobilizou a localidade e levou informações e orientações para a comunidade escolar da Escola Municipal Duruteu de Barros Filho. 

O evento teve dois públicos alvos, os pais, que participaram de uma oficina com o tema “Família e primeira infância: sensibilizar, incluir e desenvolver”, que foi ministrada pela assistente social do CRAS, Conceição Carvalho. Para as crianças o tema da oficina foi “Conscientização dos valores e do respeito na primeira infância”. Com eles também foram realizadas atividades lúdicas e culturais como danças e cantigas de rodas, animados pelo grupo de adolescentes do NUCA. 

Programação

A programação da Semana do Bebê segue até a próxima sexta-feira (8). Até lá, serão realizadas atividades na sede do município e em comunidades rurais estratégicas, nas escolas e unidades de saúde, para crianças e para os pais, abordando temas importantes.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos