29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Paciente renal crônico de Teresina perde transplante após ter passagens negadas

Por: Roberto - 10/11/2019

PPN-IMG-4f4a4cd3ad37ed005e99.jpg

O paciente renal crônico José Ramos, de Teresina, perdeu um transplante de rim na cidade de Fortaleza (CE) neste sábado (09/11) por não ter condições de fazer a viagem e não receber nenhum apoio do poder público.

Segundo o professor Luiz, da Associações dos Pacientes Renais do Piauí, o caso gerou muita revolta, pois o homem está há muito tempo sem fazer hemodiálise e culpa a Secretaria Estadual de Saúde e o programa Tratamento Fora do Domicilio (TFD) por falta de assistência aos pacientes.

Professor Luiz, da Associações dos Pacientes Renais do Piauí

Professor Luiz, da Associações dos Pacientes Renais do Piauí 

"Ligaram para ele de Fortaleza e isso foi negado pelo TFD do Piauí. O estado do Piauí não faz transplante aqui, e não por falta de equipe, tem equipe boa, o problema é justamente as condições do Hospital Getúlio Vargas e também os insumos para o transplante que não tem. O Piauí nega aos pacientes renais, nega o TFD, nega o transplante e quando o paciente é chamado para fazer fora do estado, isso também é negado", afirmou o professor Luiz.

"O rapaz recebeu a ligação do hospital de Fortaleza, para ele estar lá no mesmo dia, para fazer o transplante e desde 3h da manhã ele tentava falar com uma pessoas do TFD e não encontrou ninguém, depois de muita luta, conseguiu falar com a diretora do TFD e acreditou que estava tudo resolvido, mas não, a única coisa que ela disse para ele era que o paciente tinha que estar preparado para quando for chamado. Mas ele estava preparado, todos os exames dele estão ok, ele tinha um acompanhante para levar, mas não foi feito o transplante porque o TDF não comprou passagem. Ele disse que o paciente tinha que estar preparado, mas era pro paciente comprar a passagem, ou seja, o rapaz, que já está com muito tempo na hemodiálise, esperando o grande dia para a vida dele, isso não aconteceu por causa da incompetência, de uma administração que não tem planejamento. Uma equipe que já está há muito tempo e não tem planejamento, não se programa", completou.

Nenhum paciente está viajando para fazer transplante, nenhum, quem viaja é porque é amiguinho de um ou de outro dentro do TFD, esse consegue, mas a grande população que não tem amizade, que vai pelas vias legais, não consegue, como este caso, que o transplante foi perdido, por incompetência de algumas pessoas", concluiu o professor Luiz.

Esclarecimento da Sesapi

A Secretaria de Estado da Saúde informa que garante passagens áreas a todos os pacientes que necessitam de tratamento fora do Piauí, bem como a seus acompanhantes.

Existe um procedimento para o requerimento e concessão do benefício. Ontem, mesmo contactados, apenas via telefone, buscamos garantir a passagem área para um paciente que necessitava. No entanto, quando confirmada a possibilidade da efetivação do tratamento em Fortaleza, as empresas aéreas não tinham vagas em seus voos disponíveis.

As equipes estavam desde o primeiro contato tentando realizar a compra, mas, como não havia vaga nas companhias aéreas, não foi possível comprar as passagens para o voo das 14 horas e o próximo só sairia às 22 horas, não dando tempo assim de chegar para a realização da cirurgia. 

A Sesapi informa, ainda, que a confirmação que o da possibilidade do paciente fazer o transplante, por parte do hospital em Fortaleza, só foi realizada às 11 horas da manhã, pois ainda iriam  fazer testes de compatibilidades com ele e outros quatro pacientes que estão na fila de espera. 

A secretaria ressalta, ainda, que solicitou ao hospital, que quando houver a possibilidade de um transplante, a equipe do Tratamento Fora do Domicílio seja informada também, já que as compras de passagens são feitas de acordo com a demanda dos pacientes.

Só neste final de semana, 40 (quarenta) pacientes tiveram suas passagens garantidas e, no caso específico, isto não ocorreu em razão da ausência de vagas e da comunicação à SESAPI ter sido feita em tempo insuficiente para garantia do transporte.

 

180graus

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos