19/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Evento recreativo encerra a Semana do Bebê em Massapê do Piauí

Por: Roberto - 11/11/2019

PPN-IMG-bd308db1d054a733ccfa.jpg

O município de Massapê do Piauí realizou, no período de 05 a 08 de novembro, a quinta edição da Semana do Bebê, uma estratégia de mobilização social foco na promoção dos direitos à proteção, à saúde e à educação de qualidade de crianças de até seis anos de idade, garantindo assim o seu desenvolvimento integral.

Promovida pelo Governo Municipal, através das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e a participação de outros órgãos, a Semana do Bebê 2019 teve como tema “Acolher, cuidar, proteger a 1ª infância com amor”.

Durante a Semana, uma equipe multiprofissional mobilizou e realizou encontros na sede e em comunidades rurais estratégicas, como os povoados Porteiras, São Francisco, Peixe e Gangorrinha, e, por meio de oficinas e palestras, repassou orientações importantes para gestantes, pais e mães, e para as crianças, que também tiveram momentos de lúdicos de interação, diversão e alegria com brincadeiras, pinturas de rosto, dinâmicas, danças de roda, dentre outras atividades.

Dentre os subtemas abordados nas oficinas estão “Conscientização dos valores e do respeito na primeira infância”, “Família e Primeira Infância: Sensibilizar, incluir e desenvolver” e “Primeiros socorros para recém-nascido”.

Na última sexta-feira (8), na Quadra Poliesportiva, aconteceu a culminância da Semana do Bebê. Um grande evento foi organizado pela equipe intersetorial para as crianças do município.

Na oportunidade, foram realizadas apresentações com o Grupo de Balé e com o músico Renato Sanfoneiro, que fazem parte do projeto ‘Descobrindo Talentos’, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, como uma das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A Secretaria Municipal de Saúde prestou homenagem à mãe Francisca Maria da Silva e para a pequena Ludmila, que nasceu de um parto normal realizado no dia 12 de setembro na Unidade Básica de Saúde da sede, onde a gestante chegou em trabalho de parto, foi acolhida pela equipe de saúde e minutos depois pôde conhecer a filha.

No evento, também foram exibidas imagens da condecoração do Bebê Prefeito, Weverton Gabriel, nascido na quinta-feira, 07 de novembro, o primeiro durante a Semana do Bebê, e a atender quase todos os pré-requisitos do UNICEF. A mãe, Maria do Rosário, de 25 anos, realizou todas as sete consultas do pré-natal e está em aleitamento materno exclusivo.

A condecoração aconteceu na tarde de sexta-feira, ainda no Hospital Regional Justino Luz, onde a mãe e bebê estavam internados após o parto cesáreo. As secretárias de Saúde, Deliany Cavalcanti, e de Gestão, Lucileide Carvalho, entregaram um presente e a chave simbólica do município de Massapê do Piauí.

Outro momento de destaque na culminância da Semana do Bebê foi o show de humor do grupo Mímicos da Alegria, que chamou a atenção e tirou risos da criançada presente.

Outros atrativos que fizeram a alegria da criançada foram as danças conduzidas pelos adolescentes do NUCA, pinturas de rosto, brincadeiras com massa de modelar, a distribuição de lanches, algodão doce, pipocas e o parque com diversos brinquedos infantis.

A articuladora do Selo Unicef, Joelma Araújo, os secretários Leonel Lopes (de Educação), Remédios Morais (de Assistência Social) e Deliany Cavalcanti (de Saúde), destacaram a integração do Governo Municipal e importância da Semana do Bebê para o presente e o futuro do município, considerando a promoção de cuidados com a primeira infância em prol do seu desenvolvimento integral e saudável.

O prefeito Chico Carvalho, que realizou a primeira Semana do Bebê em Massapê do Piauí e instituiu através de Lei Municipal, tornando um evento oficial do município, afirmou que as políticas públicas para a primeira infância são prioridade.

Em seu pronunciamento, o gestor engrandeceu a Semana do Bebê, agradeceu e parabenizou a todas as pessoas que estiveram envolvidas na realização da quinta edição. “É um trabalho importante para a vida das nossas crianças. Estou muito feliz e maravilhado por estar vivendo esse momento, por mais um ano a nossa gestão estar promovendo essa grande mobilização por elas que são o nosso presente e serão o nosso futuro. Que Deus abençoe a vida de vocês, crianças, que são as pessoas mais importantes em uma família.”, disse.

Um grande número de crianças, adolescentes e adultos estiveram presentes no evento, que além de encerrara a Semana do Bebê, foi, também, a comemoração ao Dia das Crianças.

Dentre outros, estiveram presentes a primeira-dama Verônica Cavalcanti, o presidente da Câmara, Rafael Veloso, os vereadores Rivaldo Carvalho, José Duruteu (Filô) e Antônio Augusto (Tontonho), os secretários Lucileide Carvalho, Maria Lúcia, Roberto Carvalho, Francivaldo Reis e Reinaldo Carvalho.

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos