19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Estudantes da rede estadual de 50 municípios do Piauí estão sem transporte escolar

Por: Roberto - 12/11/2019

PPN-IMG-ae380d88bb4b8de00cd7.jpg

Alunos de 50 municípios piauienses matriculados em escolas da rede estadual estão sem transporte para chegar até a sala de aula. Devido ao problema, aumentou a evasão escolar e os estudantes tiveram um baixo rendimento escolar. A Secretaria de Educação afirmou que fez uma nova licitação e que o problema será resolvido, assim que terminar o processo de contratação.

O estudante Carlos Eduardo Borges tem enfrentado dificuldade para chegar até a escola, porque o transporte escolar que passava na zona rural de São Francisco do Piauí, onde o adolescente morava, está suspenso desde o início do ano. O aluno teve que se mudar para a casa de uma tia próximo a escola para não perder o ano escolar.

“É uma situação constrangedora. Enquanto muitos alunos de escola particular e de cidade grande estão pensando em estudar, fazer Enem, a gente está tendo que lidar com situações menores, como por exemplo transporte escolar”, disse.

O estudante Robervan Sousa, que mora a 18 km de distância da escola, teve que abandonar os estudos depois que o transporte deixou de passar no local, com isso a esperança de dar um futuro melhor para os pais está ameaçada.

“Eu queria ir para a escola, terminar o ensino médio, não queria parar de estudar, mas como não tem transporte não teve escolha”, contou.

Segundo Antônio Borges, os filhos não deixaram de ir à escola porque a família possui uma moto, que tem ajudado na locomoção dos filhos.

“Estamos fazendo da fraqueza a força para poder os meninos estudarem, porque se eles pararem fica pior. No dia que a gente tem dinheiro para colocar de gasolina, a gente coloca, e no dia que não tem a gente compra fiado”, explicou.

A falta de transporte reflete diretamente no rendimento escolar. Houve um aumento da evasão escolar, número de faltas e uma baixa nas notas. “Não posso participar de todos os projetos da escola, porque gasta muito e não posso porque já estou gastando com gasolina. Quando a moto quebra não tenho com vir”, relatou a aluna Marcela Lima.

De acordo com a professora Maria de Jesus Cavalcante, o impacto é totalmente negativo. “Temos turmas que às vezes não tem um aluno por conta do transporte e o aluno fica revezando os dias que vem na semana para tentar acompanhar as disciplinas”, ressaltou.

Em nota, a Secretaria Estadual de Educação reconhece que alguns municípios estão com problemas no transporte escolar por conta da rescisão contratual com as empresas que prestavam o serviço, mas contesta que o problema atinge mais de 50 cidades.

O Ministério Público Estadual alega que 50 é o número de municípios autuados no estado até o presente momento. A Secretaria de Educação afirmou que fez uma nova licitação e que o problema será resolvido assim que terminar o processo de contratação.

Operação Topique

Em mais de 50 municípios, a falta de transporte na rede estadual de ensino do Piauí se repete. No município de Paulistana, estudantes precisam se locomover a pé para conseguir chegar até a escola. No ano passado, a Polícia Federal deflagrou a Operação Topique, que investiga um esquema de fraudes no transporte escolar da Secretaria Estadual de Educação.

Segundo a Polícia Federal, o esquema superfaturava o valor dos contratos, gerando um prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 119 milhões. Ao todo, 22 pessoas foram presas suspeitas de fazerem parte do esquema.

O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra os investigados e o Ministério Público Estadual está acompanhando os problemas envolvendo o transporte escolar.

“Como a Secretaria de Educação alega que houve abandono das empresas e que não pode fazer contratações emergenciais porque tem contratos vigentes e que finalizou uma licitação. Nós tivemos que entrar na justiça”, disse a promotora Flávia Gomes.

Fonte: G1

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos