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Municípios

Massapê do Piauí ganha posto para emissão de Carteiras de Identidade

Por: Roberto - 12/11/2019

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As pessoas que residem no município de Massapê do Piauí não precisarão mais se deslocar até outras cidades como Jaicós e Picos para obter a Carteira de Identidade. Nesta segunda-feira (11), o prefeito Chico Carvalho inaugurou o Posto de Identificação.

A implantação desse novo serviço no município é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Massapê do Piauí com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O objetivo, segundo afirmou o prefeito Chico Carvalho, é facilitar a vida da população. “Mais um benefício que a nossa gestão está trazendo para o município de Massapê. Inauguramos hoje o Posto de Identificação, onde serão emitidas as Carteiras de Identidade, um serviço muito procurado pela população, que antes tinha que se deslocar até o Espaço da Cidadão, em Picos, para obter esse documento.”, disse.

O prefeito comentou que as pessoas enfrentavam muitas dificuldades para ter acesso aos serviços em Picos. “Tinham que sair muito cedo, as vezes chegavam lá e não encontravam vagas e davam viagem perdida. Era um transtorno. Agora, com a instalação do Posto de Identificação aqui em nossa cidade, a população terá mais facilidade, por ser mais perto e mais rápido. É mais comodidade para as pessoas.”, disse.

O Posto de Identificação foi instalado dentro da Prefeitura Municipal. Fredy Lima, secretário da Junta de Serviço Militar, responsável pelo trabalho, explicou como será o funcionamento.

No local, a população poderá emitir a 1ª e 2ª via do RG. O atendimento será realizado de segunda a sexta, no horário de 7 às 12 horas. O atendimento será por ordem de chegada e a expectativa de atender 20 pessoas por dia.

“A emissão da 1ª via da Identidade é gratuita. A pessoa não paga nenhuma taxa. Ela deverá apresentar a original e cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento, duas fotos 3 por 4 e original e cópia do CPF. Se menor de 18 anos, precisará estar acompanhado do responsável, pai, mãe, detentor de guarda ou parente consanguíneo até terceiro grau.”, explicou.

Para a emissão da 2ª via, Fredy explicou que as pessoas deverão apresentar, também, a original e cópia do comprovante de residência e efetuar o pagamento de uma taxa no valor de R$ 17,10. “Nesse caso a gente precisa fazer uma busca desse cadastro e demora um pouco mais.”, disse.

Depois de feito o processo de solicitação do documento, o prazo de entrega é de cerca de 30 dias.

A dona de casa Helena Maria Gomes, de 50 anos, que reside na localidade Baixa Fresca foi uma das primeiras pessoas a utilizar o novo serviço ofertado no município. Ela veio solicitar a 2ª via do RG.

Ela destacou como principal vantagem a facilidade por conta da proximidade. “Agora ficou mais fácil e bom. Só em a gente não ter mais que se deslocar para Jaicós ou Picos. Sou muito ocupada, tem as coisas de casa, criança pra cuidar. Pra fazer em Picos eu tinha  que tirar um dia só pra isso, e ainda tem a despesa. Agora ficou melhor. O atendimento é ligeiro e eu tô perto de casa.  Daqui já vou pegar o menino no colégio e volto pra casa.”, disse.

Dona Helena, além de emitir a 2ª via do próprio documento de identidade, também aproveitou para solicitar a 1ª via da Identidade do filho, João Victor, de 6 anos.

Além do prefeito Chico Carvalho e do secretário do Serviço Militar, Fredy Lima, também participaram da cerimônia de inauguração do Posto de Identificação o vereador Rivaldo Carvalho, os secretários Reinaldo Carvalho (de Fazenda), Maria Lúcia (de Cultura), Robervan Silva (de Controladoria), Nivaldo Rodrigues (de Obras), Lucileide Carvalho (de Gestão), Remédios Morais (de Assistência Social), Roberto Carvalho (de Esportes), Leonel Lopes (de Educação), José Erenildo (chefe de Gabinete) e o advogado e assessor técnico Clébio Carvalho.

Fonte: Ascom

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