29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Massapê sedia o II Seminário da Educação Infantil com a participação de Jaicós e Francisco Macedo

Por: Roberto - 25/11/2019

PPN-IMG-707bf0dbe2369a86ac36.jpg

A cidade de Massapê do Piauí sediou, na última sexta-feira, 22 de novembro, o II Seminário da Educação Infantil, um evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.

O evento aconteceu na Quadra Poliesportiva Odair José Veloso e reuniu docentes que atuam na Educação Infantil na Rede Pública Municipal de Ensino em Massapê do Piauí e nos municípios de Jaicós e Francisco Macedo.

O objetivo do Seminário foi compartilhar conhecimentos e socializar as práticas pedagógicas por meio de relatos de experiências vivenciadas pelos educandos nos três municípios, a partir do desenvolvimento do projeto educacional voluntário desenvolvido pela professora Maria do Socorro Coutinho Sousa.

O projeto voluntário foi iniciado em Massapê do Piauí no ano de 2017, como tema “Incentivando a formação continuada dos professores através de oficinas pedagógicas”. Em 2018, a temática trabalhada foi “Viajando no encantamento do mundo de fábulas”. Em seu terceiro ano, o projeto trabalhou quatro contos de fadas, com o tema “Viajando na magia dos contos de fada”.

Atualmente, além de Massapê, também é desenvolvido em Jaicós e Francisco Macedo.

O objetivo do projeto, segundo a autora, é incentivar a leitura na infância, algo essencial para o desenvolvimento de habilidades de comunicação, de interpretação e até mesmo da capacidade de empatia. “Nós utilizamos o lúdico como uma estratégia para tornar a leitura divertida e cativante.

Durante o Seminário, as escolas onde o projeto está sendo trabalhado expuseram parte do rico material lúdico produzido pelos professores.

Também foram exibidos vídeos do trabalho em sala de aula e professores apresentaram seus relatos de experiências e destacaram os resultados positivos.  Foram 24 relatos e vários testemunhos de professores sobre as mudanças em sala de aula e o papel do projeto lúdico como facilitador do ensino e aprendizagem com o público escolar infantil.

Durante o evento, professora Socorro Coutinho foi aplaudida, elogiada e homenageada pela gestão de Massapê do Piauí, pelos professores da Creche Tia Biluca e pela professora Gracimone Coutinho, em reconhecimento e agradecimento ao trabalho realizado em prol da educação.

“O projeto veio para mim, como coordenadora, para ressignificar o meu trabalho, despertando em mim olhares que antes passavam despercebidos e entender melhor como é trabalhar com sentimento de superação e respeitando o tempo de cada professor. O amor que você transmite em cada formação, somado ao seu conhecimento e experiência foi o será o caminho para uma transformação que iniciamos em 2017”, disse Cintia Denise, coordenadora da Educação Infantil em Massapê do Piauí.

“Para nossas crianças e nossos professores é uma oportunidade de desenvolvimento. Através do brincar ele aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações pessoais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções. [...] Professora Socorrinha, sem palavras para te expressar o quanto somos gratos pelo trabalho em nossa Massapê. Nossas crianças, como seu abraço coletivo em cada uma de nossas escolas, te agradecem”, disse Josefa Carvalho, supervisora da Rede Municipal de Ensino.  

Realizada com o sucesso e os resultados do projeto, a professora Socorrinha, como é carinhosamente conhecida, agradeceu. “Para mim é um momento muito especial”, disse, dirigindo agradecimentos aos gestores que abraçaram a ideia do projeto e tem dado todo o apoio necessário para o seu desenvolvimento, e para os professores que fazem parte da Educação Infantil. “Muito obrigado! São vocês, gestores e professores, quem de fato fazem esse projeto acontecer”, disse.  

O secretário de Educação de Massapê, Leonel Lopes, parabenizou a professora autora do projeto e falou da importância do lúdico para aproxima as crianças dos livros e da leitura. “No tempo em que as nossas crianças têm a atenção disputada pelas tecnologias, trabalhar a leitura se torna um desafio, e a forma lúdica é uma forma de aproximar as crianças dos livros e fazer com que elas se apaixonem pela leitura”, disse.

Sobre o Seminário, o gestor afirmou que foi proveitoso, diante do compartilhamento de tantas experiências de sucesso. “Pudemos constatar o quanto tem dado certo. Então, que a gente possa adotar essas práticas exitosas em nossas salas de aula e alavancar ainda mais a Educação Infantil nos nossos municípios”, disse.

Virgílio Alencar, secretário de Educação de Francisco Macedo, falou sobre o processo de implantação do projeto no município e classificou como uma iniciativa importante para a melhoria da Educação Infantil no município. “Em Francisco Macedo, com essa forma lúdica, divertida, as crianças estão sendo motivadas a ler e gostar da leitura. [...] Quero aqui parabeniza-la, professora, pelo lindo trabalho que vem desenvolvendo em Francisco Macedo e nos outros municípios, como pude testemunhar aqui através desses relatos.

Sônia Ribeiro, secretária de Educação de Jaicós, enalteceu a realização do Seminário, por promover a troca de experiências e ideias a partir das vivências e relatos de melhoras na Educação Infantil. Em sua fala, a gestora enalteceu a educadora autora do projeto. “É uma professora que dá sua contribuição em troca dos resultados da melhoria da nossa educação. Essa é a maior riqueza, a maior contribuição que uma professora pode dar para a educação. E é um trabalho que tem resultado. Digo pela nossa experiência em Jaicós e pelo que tenho ouvido de Massapê”, disse.

Francisco Epifânio Carvalho Reis, o Chico Carvalho, prefeito de Massapê do Piauí, participou do II Seminário. O gestor falou dos avanços registrados na Educação Infantil, parabenizou e agradeceu a todos os evolvidos no processo. “A palavra é gratidão por a gente vivenciar o que estamos vivenciando em nosso município através desse trabalho grandioso e excelente que a Socorro Coutinho tem desenvolvido juntamente com os nossos professores e que tem feito a diferença em nosso município. É um trabalho de grande importância pela capacidade de desenvolver as nossas crianças.”, disse.  

O gestor enalteceu o trabalho da professora Socorrinha. “Essa grande educadora se tornou uma referência em nossa região pela sua dedicação, pelo seu amor, pela sabedoria, suas técnicas e estratégias para que as crianças aprendam, se desenvolvam e se tornem capazes de ser adultos melhores no futuro. A ciência já provou que a criança quando estimulada de forma correta na primeira infância, ela tem toda uma condução de ser um adulto de sucesso. A base é a educação infantil e é nela que nós estamos investindo”, pontuou.

O II Seminário foi bem prestigiado. Além dos professores dos municípios de Massapê, Jaicós e Francisco Macedo, também estiveram presentes o vereador Rivaldo Carvalho e os secretários municipais de Massapê, Lucileide Carvalho (de Gestão), Deliany Cavalcanti (de Saúde), a articuladora do Selo Unicef, Joelma Araújo, a mobilizadora de adolescentes, Lúcia Sousa, a diretora Rosângela Silveira, da Escolinha Pequeno Polegar, da rede privada de Jaicós, dentre outros.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos