16/Apr/2024
Terça-Feira - 16 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Massapê realiza o ‘Novembro Azul’ na prevenção e combate ao câncer de próstata

Por: Roberto - 30/11/2019

PPN-IMG-901917adf0646b35d06b.jpg

Novembro é o mês de referência nos cuidados com a saúde da população masculina brasileira. No município de Massapê do Piauí, por mais um ano, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu à campanha nacional de prevenção ao câncer de próstata e realizou ações em unidades básicas de saúde estratégicas.

O objetivo da campanha é mobilizar os homens e conscientizá-los a sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre os homens.

Nos encontros realizados nas Unidades Básicas de Saúde do povoado São Francisco, da sede e do povoado Peixe, respectivamente, nos dias 20, 28 e 29 de novembro, profissionais da Saúde realizaram atendimentos de saúde e ministraram palestras e repassaram orientações importantes para os homens e destacaram que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura para 90%.

Os fatores de risco para desenvolver câncer de próstata são a idade avançada, 65 anos ou mais, histórico da doença na família, hábitos alimentares inadequados, ou seja, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos, além de sedentarismo e obesidade.

Os palestrantes orientaram aos ouvintes a adoção de hábitos saudáveis, como a adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física regulamente, além de não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Os homens também foram orientados a estarem atentos à sua saúde e aos sinais do organismo, observando qualquer alteração e sintomas, e a procurarem as unidades de saúde para esclarecer dúvidas e realizar os exames de prevenção.

Na sede, após a palestra, os homens realizaram a coleta de sangue para a realização do exame de PSA, para verificar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia e também o surgimento do câncer de próstata.

Deliany Cavalcanti, secretária municipal de Saúde, participou do encontro realizado na sede e falou sobre a ação. “O Novembro Azul é uma ação importante que o município realiza anualmente com foco na saúde do homem. O nosso objetivo é conscientizar a população masculina a procurar frequentemente as unidades básicas de saúde para cuidar mais da sua saúde. Nesse caso em específico, estamos focando na prevenção ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, cujas chances de cura chegam a 90% quando diagnosticado precocemente e tratado. Os homens tem um papel importante na sociedade, na família, e precisam estar com saúde para desenvolverem esse papel, por isso a nossa atenção e cuidado”, disse.

Povoado São Francisco

     

 

UBS da Sede

         

 

Povoado Peixe

  

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos