28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

IFPI de Picos poderá ofertar curso técnico em apicultura

Por: Roberto - 04/12/2019

PPN-IMG-72a7bda564df8a5712a5.jpg

Picos agora faz parte da Rota do Mel no Brasil. O município que é um dos maiores exportadores do nordeste, poderá receber o curso técnico de apicultura, que poderá ser ofertado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Após uma oficina realizada durante esta terça-feira, 03, reuniu representantes do setor apícola, instituições e acadêmicos. O encontro realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), discutiu estratégias e ações para estruturar a cadeia produtiva de mel na região.

Na manhã desta quarta-feira, 04, o coordenador geral da “Rota do Mel” do Brasil, Samuel Castro, acompanhado de representantes do MDR, visitaram as instalações do Centro de Tecnologia Apícola do Piauí, localizado no bairro Pantanal, em Picos, que atualmente está desativado.

“A visita técnica teve o objetivo de saber as reais estruturas do Centro e buscar parcerias para reativá-lo, além disso, estamos buscando parceiras com o IFPI para elaborarmos um curso técnico de apicultura. O Centro é oriundo de recuso público, e é responsabilidade nossa buscar atividade para o mesmo, que possui laboratório e equipamentos para a atividade apícola”, disse Samuel Castro.

Centro de Tecnologia Apícola do Piauí

Inaugurado em 02 de novembro de 2009, o Centro de Tecnologia Apícola do Piauí – CENTAPI, na cidade de Picos. Com o objetivo de ser um importante empreendimento para a estruturação do Arranjo Produtivo de Apicultura da região.

O Centro foi construído com recursos da Codevasf, Ministério da Integração Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Estado e Federação das Entidades Apícolas do Piauí – FEAPI.

O CENTAPI visava incrementar o desenvolvimento da apicultura no Estado do Piauí, através da implantação de um Centro Tecnológico, que buscará a melhoria da qualidade do mel e outros produtos da abelha, por meio da organização e introdução de técnicas modernas na produção, sistematização do beneficiamento (padronização) e de uma logística comercial eficiente e competitiva.

Atualmente o local encontra-se fechado.

FONTE: Picos 40 Graus

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos