28/Mar/2024
Quinta-Feira - 28 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê do Piauí, Educação realiza Jornada Pedagógica e abre o ano letivo

Por: Roberto - 17/02/2020

PPN-IMG-8c3255624df4965b30b2.jpg

A Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou esta semana, a I Jornada Pedagógica de 2020, evento que abre oficialmente o ano letivo na Rede Pública Municipal de Ensino.

A cerimônia de abertura aconteceu na noite da última terça-feira, 11, no auditório do polo da Universidade Aberta do Piauí, e contou com as presenças do prefeito Chico Carvalho, do secretário de Educação, Leonel Lopes, da supervisora da Rede, Josefa Carvalho, equipe gestora e pedagógica, das formadoras, diretores, coordenadores e professores.

A Jornada teve como tema central “Educação como Direito Social: o desafio de fazer acontecer”, que foi trabalhado durante quatro dias, encerrando nesta sexta-feira, 14 de fevereiro. As oficinas de formação foram ministradas pelas formadoras Lafayete Carvalho (de matemática), Aurilene Andrade Leal (de linguagens), Joelma Araújo (do 1º ao 3º ano) e Cíntia Denise (do ensino infantil), com a participação da pedagoga Socorro Coutinho, voluntária do projeto de oficinas pedagógicas da Educação Infantil.

Durante a Jornada também foram apresentados dados relativos ao ano letivo anterior. O secretário de Educação, Leonel Lopes, explanou os resultados de 2019 por unidade escolar, considerando o percentual de alunos aprovados, reprovados, transferidos, desistentes e remanejados, como também, o fluxo escolar dos três últimos anos.

A Escola Municipal João Manoel da Costa, na sede, que tem o maior número de alunos matriculados, teve 82,49% de alunos aprovados e 6,86% reprovados. Já a Escola Municipal José Rodrigues Coutinho, situada na comunidade Peixe, teve 100% de aprovação.

Outros dados também apresentados durante a Jornada Pedagógica, pelos professores Junior Coutinho e Nilda Teles, foram relacionados a Prova Massapê, uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos alunos do 4º e 9º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de Matemática e Português.

A BNCC – Base Nacional Comum Curricular – também foi tema de uma formação ministrada pelos professores Joelma Araújo e José Filho, a partir do tema “Metodologias Ativas”. Outra participação importante foi do professor Jociel Lacerda, que ministrou uma palestra com o tema “Relações Étnico Raciais na Escola”. A temática foi integrada a programação da Jornada acatando a uma orientação do Unicef.

Na abertura, o gestor da Educação salientou a importância das Jornadas Pedagógicas como sendo um momento de obtenção de novos conhecimentos e novas metodologias que irão agregar ao dia a dia em sala de aula. “Com a introdução da BNCC na nossa educação básica, tiveram algumas mudanças que a gente vai começar a implementar em nosso município a partir deste ano”, disse.

Leonel acrescentou que esse é o terceiro ano que as formações são realizadas por área de conhecimento. “Já tivemos bons resultados e esperamos mais para esse ano, quando vamos trabalhar sobre os objetivos de aprendizagem. […] Que 2020 seja de resultados positivos na educação, para que os nossos alunos consigam realmente aprender. O sucesso e a evolução de um município depende muito da educação. Se nossos alunos conseguirem se desenvolver, o município terá bons profissionais no futuro e estará desenvolvido. E esses resultados dependem do trabalho de vocês”, finalizou.

O prefeito Chico Carvalho, que também é professor, falou da continuidade do projeto de melhoria da educação básica no município, com novas metas e propósitos para 2020, visando ainda mais qualidade para o setor. “Os frutos desse trabalho conjunto já estão chegando, sendo colhidos, e nós vamos continuar juntos com esse mesmo propósito.

O gestor municipal destacou que além dos investimentos para melhorar a questão pedagógica, também está investindo na melhoria da estrutura física das escolas. “A Escola Municipal João Manoel da Costa está em obras aceleradas. Vamos ter uma sala de reuniões e um pátio coberto. O projeto de ampliação está em andamento. Estamos instalando uma subestação própria para a escola e assim vamos melhorar a questão da qualidade da energia, garantindo um bom funcionamento”, disse.

No povoado São Francisco, segundo o prefeito, a escola está sendo ampliada com a construção de mais duas salas e a cobertura do pátio. “Nas Porteiras vamos eliminar as salas externas. Tudo vai funcionar num mesmo lugar. Vamos inaugurar a UBS do povoado e o posto de saúde vamos incorporar e construir mais uma sala”, disse.

Chico Carvalho finalizou comentando sobre a regulamentação e implantação do novo piso salarial do magistério, concedendo o reajuste aos professores, e desejando muita sorte a todos os profissionais envolvidos na educação. “Muito obrigado e sucesso a todos!”, disse.

_Mais imagens

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ascom

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos