19/Apr/2024
Sexta-Feira - 19 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Geral

Conheça um pouco da história de Jaelse o jovem cadeirante do interior de Massapê do Piauí

Por: Roberto - 28/02/2020

PPN-IMG-b928121b0a9e5b51dbed.jpg

Superação, palavra que tem o significado de “ação de vencer, superar, conseguir a vitória.” Essa é a palavra usada por Jaelse de Sousa Coutinho, de 29 anos, filho de Maria das Mercês de Paiva Sousa de 47 anos e Luiz Carlos dos Reis Coutinho de 53 anos.

Natural de Massapê do Piauí, residente da localidade Peixe, cadeirante desde de que nasceu, Jaelse contou que a cadeira de rodas faz parte da sua vida. “Tem muitas pessoas que por viver como eu, em uma cadeira de rodas se vitimiza, eu até entendo, por que tem pessoas que já nasce com o problema como eu, e tem outras que no decorrer da vida sofre algum acidente e fica como eu, más mesmo assim não é por isso que a gente deve se vitimizar.

Eu venho me superando a cada dia, matando um leão a cada momento para poder vencer na vida, já tive inúmeras barreiras, diversos obstáculos, e não é por isso que eu deixo de correr atrás dos meus sonhos e meus ideais e de me expressar da forma que eu acredito que seja.

Jaelse

O jovem contou que já nasceu assim. “Nunca fiz um exame para saber o meu tipo de deficiência, o motivo da minha paralisia, graças a Deus eu sou um cara saudável, não sou de viver em hospital, só tenho minha deficiência más isso não me impede de nada.

Jaelse falou também como é seu dia a dia em uma cadeira de rodas. “Meu dia a dia é de muita movimentação, é pensar bastante, não é por que eu vivo em uma cadeira de rodas que eu fico parado, até por que, a cadeira faz parte de mim, ela é em que eu mais confio, por que independente de ter alguém pra me carregar ou não, a cadeira me leva para onde eu quiser, ela é minhas pernas, quando eu ando sinto o vento batendo em meu rosto me dá a sensação de liberdade.

Jaelse

Dona Maria das Mercês de Paiva Sousa Mãe de Jaelse também falou sobre a dificuldade de criar um cadeirante. “Quando eu tive ele, a gente não tinha nem um salário para sobreviver, ele praticamente foi criado pela avó paterna, Constância Algustina dos Reis, depois apareceu o programa BPC, me influenciaram a correr atrás do benefício dele, daí pra cá ele já tem o salário dele, tem a sua própria casa, terminou o ensino médio, que antigamente ia de moto para o colégio, mais graças a Deus Terminou.   

Maria das Mercês de Paiva Sousa

O jovem deixou uma mensagem para todos os cadeirantes. “Não é uma cadeira de rodas que vai limitar o que você pode ser, ou o que você é, eu acredito que a cadeira de rodas pra quem é cadeirante é as nossas pernas, a nossa forma de liberdade, é esperança e a forma da gente acreditar em um mundo melhor.     

Fonte: noticiasdo75

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos