04/Dec/2020
Sexta-Feira - 04 de Dezembro de 2020
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

MASSAPÊ: Palestra sobre prevenção da gravidez na adolescência é realizada para adolescentes do NUCA

Por: Roberto - 04/03/2020

PPN-IMG-4093992143401bf6f7a8.jpg

No Brasil, cerca de 930 adolescentes e jovens dão à luz todos os dias, totalizando mais de 434,5 mil mães adolescentes por ano. Este número já foi maior e agora está em queda. Ainda assim, o Brasil registra uma das maiores taxas se comparado aos países da América Latina e Caribe, chegando a 68,4 nascidos vivos para cada mil adolescentes e jovens.

Com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, a articulação do Selo Unicef do município de Massapê do Piauí realizou na manhã desta terça-feira,03, uma palestra sobre a temática para os adolescentes e jovens do  Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

O evento aconteceu na Escola Rafael Manoel da Costa, e contou com o apoio da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e do  Conselho Tutelar.   A atividade  faz parte do Resultado Sistêmico 7, especificamente,  da ação de validação 7.1 -  Assegurar que as equipes escolares desenvolvam atividades com os adolescentes sobre os direitos sexuais e reprodutivos, prevenção da gravidez na adolescência e prevenção de IST.

A palestra, foi ministrada pela enfermeira, Danielly Xavier, que explanou sobre o tema "Prevenção da gravidez não planejada". A palestrante se dirigiu aos adolescentes de forma dinâmica, quando  abordou sobre todos os  métodos contraceptivos, orientando como utiliza-los.

A enfermeira ainda, promoveu uma reflexão entre os jovens  em relação ao desenvolvimento afetivo, autonomia e responsabilidade. E, ainda, incentivo-os a buscar orientações nas unidades de saúde sobre as formas de se prevenir, ressaltando a importância dos  adolescentes  tomarem  decisões, de forma mais consciente, sobre a vivência da sua sexualidade, de forma segura, responsável e com conhecimento sobre seu corpo.

Durante a palestra,  os participantes debateram  sobre o assunto, tiraram dúvidas e fizeram  questionamentos  sobre algumas questões envolvendo os métodos contraceptivos. Também,  foi realizado uma dinâmica onde os participantes expuseram o que aprenderam sobre o assunto.

Segundo informou, a mobilizadora de adolescentes do NUCA, Lucia Sousa, já foram concluídos os desafios do Selo, faltando apenas os resultados sistêmicos. Sobre a palestra, ela destacou a importância da mesma e disse que a ideia é orientar os adolescentes do NUCA sobre o tema,  para que depois possam participarem  de outras ações nas escolas,  para que  eles disseminem  as informações adquiridas  para outros adolescentes.

A articuladora do Selo Unicef, Joelma Araújo, dialogou com os  adolescentes, quando repassou diversas informações, destacando  sobre a importância dos mesmos aproveitarem a vida, curtir  as etapas e não atropela-las, sabendo o momento certo para cada situação e terem responsabilidade  com a vivência da sua sexualidade.  "Não é vergonhoso se prevenir, é necessário, pois além de evitar um gravidez indesejada, evita muitas doenças". frisou.

 

Fonte: Ascom

 

 

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos