29/Mar/2024
Sexta-Feira - 29 de Março de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Saúde

Piauí tem 37 casos suspeitos de coronavírus, diz boletim da Sesapi

Por: Roberto - 16/03/2020

PPN-IMG-f0c42748f2726d0608c2.jpg

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou no início da noite desta segunda-feira (16), uma nota informativa sobre os casos relacionados ao coronavírus no Estado. Segundo o boletim,  foram notificados 37 casos, sendo que destes, 28 (75,6%) encontram-se em investigação e 09 (24,3%) foram descartados. Os municípios constando os casos são: Teresina, Picos, São Miguel do Tapuio, Parnaíba, São João do Piauí. 

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), as autoridades de saúde do Piauí elaboraram o Plano de Contingência do COVID-19, que tem sido divulgado através de realizações de oficinas com os hospitais públicos e privados, atenção básica, laboratórios e demais profissionais de saúde, de forma que a linguagem unificada e o fluxo aprimorado.

Destes casos suspeitos, 20 tiveram histórico de deslocamento internacional ou nacional para locais com transmissão da doença e 17 são contatos. Com relação à faixa etária mais prevalente entre os casos suspeitos da doença, destaca-se a de 20 a 49 anos para ambos os sexos.

Veja: 

Definição de casos

Viajante: pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país e apresente:  febre e pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia. 

Contato próximo:  pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 e apresente: febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia).

Contato domiciliar: pessoas que, nos últimos 14 dias, residam ou trabalhe no domicílio de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 e apresente: febre ou pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia). Outros sinais e sintomas inespecíficos como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça, calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e inapetência.

Medidas do governo 

O governador Wellington Dias decretou medidas de emergência de Saúde Pública, como ação de prevenção para evitar a contaminação pelo coronavírus, em reunião na manhã desta segunda-feira (16), no Palácio do Karnak. As autoridades decidiram por  suspender as aulas na rede pública por 15 dias e recomendou que as redes municipais e privada fizessem o mesmo. Além das aulas, os eventos públicos promovidos pelo Governo do Estado também estão cancelados.

Divulgação

Após isso, diversos áreas do Estado aderiram as medidas. No ensino,  escolas da rede privada resolveram suspender suas atividades. A Universidade Federal do Piauí e o Instituto Federal do Piauí também decidiram aderir as medidas. A Secretaria de Justiça do Piauí (SEJUS), assinou uma portaria restringindo as visitas nos presídios do Piauí. O documento proibi a visitação de qualquer visitante com sintomas de gripe, conforme a triagem, pelo período de 15 (quinze) dias. As visitas de idosos e crianças, menores de 12 anos, considerados grupos de risco para a contaminação do coronavírus, também estarão suspensas pelo mesmo intervalo de dias.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) também expediu uma portaria decretando a adoção de regime de trabalho remoto e teletrabalho no Poder Judiciário do Estado do Piauí até 31 de março. 

Meio Norte

Ficarão suspensos, por igual período, prazos judiciais, audiências em casos não urgentes e sessões de julgamento administrativas e judiciais dos órgãos julgadores do Tribunal de Justiça e das Turmas Recursais, excetuados os julgamentos eletrônicos.

No âmbito de eventos, o grande exemplo foi a Kalor Poduções, que decidiu por adiar o show do “Jorge & Mateus”, que estava programado para o dia 27 de março. A data foi remarcada para o dia dia 24 de julho. "O adiamento é uma medida de ação preventiva para conter o coronavírus (COVID-19). A Kalor Produções reafirma seu compromisso de transparência e seriedade com seus clientes, artistas e prestadores de serviço e se sensibiliza com este momento que o Brasil está passando, colaborando em todos os sentidos para que muito em breve os eventos culturais e artísticos voltem à sua normalidade", diz trecho da nota divulgada pela produtora.

 

Na saúde, a própria Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) suspendeu por 15 dias, a partir de hoje (16), a realização de procedimentos eletivos ambulatoriais e hospitalares. 

A diretora de Descentralização Hospitalar da SESAPI, Joselma Oliveira explica como os pacientes devem proceder.  “Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a SESAPI está cancelando temporariamente no Piauí os procedimentos eletivos, no que diz respeito as cirurgias, consultas e exames, que são considerados eletivos, ou seja, aqueles que não são procedimentos de urgências, por um período de 15 dias”, explica.

Medidas de prevenção e controle – Precauções padrão 

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.   Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.   Evitar contato próximo com pessoas doentes.   Ficar em casa quando estiver doente.   Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.   Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. 

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de vários vírus, inclusive o Covid-19.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos