18/Apr/2024
Quinta-Feira - 18 de Abril de 2024
(89) 9 9417-4175
(89) 9 9417-4175

Municípios

Em Massapê, Saúde inicia blitz educativa e orienta sobre a prevenção ao coronavírus

Por: Roberto - 23/04/2020

PPN-IMG-49082cb24b70f4417465.jpg

A Prefeitura de Massapê do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando o trabalho de prevenção e combate à disseminação do COVID-19 no Piauí. Nesta quarta-feira, 22, foi iniciada uma nova ação, a blitz educativa.

O trabalho consiste na abordagem aos condutores de veículos que trafegam na rodovia estadual PI 461, principal via de acesso ao município, quando são repassadas orientações sobre as principais medidas de prevenção ao coronavírus, como também, sobre a importância do isolamento social.

“A gente está querendo saber, principalmente, a origem das pessoas e pra onde elas vão, justamente pra tentar barrar a entrada de pessoas que estão vindo de locais que tem casos suspeitos, também perguntando se apresentam algum sintoma respiratório para tentar identificar, fazer uma triagem e orientar sobre o atendimento na UBAS, e repassando orientações gerais, como o isolamento social e, se precisarem sair, conduzir o álcool em gel, usar máscaras e ainda como se portarem em ambientes com aglomeração, evitando sempre levar as mãos ao rosto e lavar sempre que possível”, explicou a médica Giovana Maia.

A blitz acontece em frente a Unidade Básica de Saúde do povoado Lagoa Grande, próximo à divisa com o município vizinho de Jaicós, e conta com a participação de equipes multiprofissionais de Saúde, desde médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias, além do apoio da Polícia Militar.

Os cuidados com os transeuntes vão além das orientações. As equipes de Saúde estão realizando a higienização das mãos das pessoas, distribuindo máscaras e aferindo a temperatura de pessoas que estejam vindo de outras cidades consideradas áreas de risco. “Nós verificamos a temperatura de pessoas que chegaram, por exemplo, de Teresina, que já tenha algum indício de sintoma respiratório”, acrescentou Giovana.

A secretária de Saúde do município, Deliany Cavalcanti, acompanhou o andamento dos trabalhos preventivos e falou sobre mais essa ação preventiva. “Nós temos realizado diversas ações preventivas seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde. Hoje estamos iniciando mais uma importante ação, que é a blitz educativa, reforçando as orientações e conscientizando as pessoas para os cuidados que devem ser adotados no dia a dia nesse período da pandemia do coronavírus”, disse.

­_Campanha

Deliany salientou que muitas medidas já foram adotadas pelo Governo Municipal, como a suspensão das aulas, de eventos públicos e privados que promovam aglomeração de pessoas, foram realizadas campanhas informativas presencial nos estabelecimentos comerciais e em nos meios de comunicação, como portais de notícia, redes sociais e rádio, além da higienização das ruas, praças e órgãos públicos, distribuição de equipamentos de proteção individual para os servidores da Saúde, dentre outras.

_Máscaras

Agora, com o Decreto Estadual que determina o uso de máscaras, o município também adquiriu material para a confecção de milhares de máscaras. O acessório está sendo confeccionado por costureiras do próprio município, gerando renda no comércio local e vai ajudar na prevenção ao COVID-19. As máscaras estão sendo distribuídas na blitz e, também, beneficiará a população dos grupos de risco. “Nós recebemos a primeira remessa com as primeiras 100 máscaras e gradativamente vamos receber as demais”, disse a secretária.

_Testes Rápidos

A secretária Deliany Cavalcanti informou, ainda, que o município recebeu do Ministério da Saúde 20 kits de testes rápidos para o diagnóstico do COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

Segundo ela, o material será utilizado, prioritariamente, nos casos suspeitos de Covid-19, após análise médica, conforme orientado pelo Ministério. O objetivo agilizar a testagem para detectar o quanto antes as pessoas que foram infectadas pelo vírus.

Os resultados dos testes rápidos saem praticamente na mesma hora, duram cerca de 15 a 30 minutos. O teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse.

Além dos testes entregues pelo Ministério, o município também já adquiriu mais 100 kits de testes e está apenas aguardando a entrega pelo fornecedor.

_Participação popular

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou um telefone de contato para que a população possa realizar informar sobre a chegada de pessoas de outros municípios e estados considerados de risco e sobre o não cumprimento do isolamento social obrigatório pelo período de 7 a 14 dias.

Facebook
Twitter
Horóscopo
Eventos